Segunda edição do programa vai acelerar 20 negócios criativos e
organizações sem fins lucrativos para impulsionar o setor em todo o Estado
Por Cida Rodrigues | Secel-MT
Os
20 negócios ou organizações que participarão da segunda edição do edital
MOVE_MT, programa de aceleração de negócios criativos, de inovação e de impacto
social, já foram selecionados. Com um ciclo de aceleração de seis meses de
duração, o programa é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e
Lazer (Secel-MT) em parceria com o Instituto Oi Futuro. Os escolhidos são de
diferentes municípios mato-grossenses.
“O
MOVE_MT trouxe grandes resultados com os projetos acelerados na primeira edição
e agora se consolida ainda mais como o programa propulsor da economia criativa
em Mato Grosso. Parabéns aos projetos selecionados nessa segunda edição. E
contem com nossa equipe da Secel e a parceria do Oi Futuro nessa caminhada de
desenvolvimento de seus negócios criativos”, celebra o secretário da secretário
de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves.
Criado
para impulsionar empreendedores e líderes do setor que desenvolvem negócios ou
projetos com potencial de transformação social em Mato Grosso, o programa tem a
diversidade como marca. Dos selecionados, 60% se identificam como pretos ou
pardos, 65% são mulheres e 25% são pessoas da comunidade LGBTQIA+.
O
grupo inclui ainda projetos representados por pessoas com deficiência,
indígenas e ciganos, e 45% das ações selecionadas acontecem em municípios fora
da Região Metropolitana, ampliando acesso e fomentando a cultura criativa
também em comunidades ribeirinhas e no interior do Estado.
Ao
todo serão oferecidas 1.700 horas de capacitação e mentorias em gestão,
inovação, impacto social, criatividade e comunicação. Ao final da jornada,
serão distribuídos, a título de apoio financeiro, cerca de R$ 350 mil entre as
cinco iniciativas mais bem avaliadas na aceleração. Essas iniciativas serão
convidadas a realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em
que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.
“Com
o segundo ciclo do MOVE_MT, conseguimos ampliar nosso impacto e levar inovação
a novos territórios, valorizando a diversidade como potência de desenvolvimento
e transformação social. O Oi Futuro segue no propósito de impulsionar
empreendedores da economia criativa em todo o país e pretende replicar o modelo
de sucesso do MOVE_MT para outros estados brasileiros com novos parceiros”,
afirma Carla Uller, gerente Executiva de Programas e Projetos do Oi Futuro.
Confira
abaixo a lista completa das iniciativas selecionadas:
Casa
de Cultura Silva Freire (Cuiabá): Sediada no entorno do Centro Histórico de
Cuiabá, a ONG faz a gestão do acervo do poeta Benedito Sant’Anna da Silva
Freire e atende centenas de estudantes, professores e pesquisadores por meio de
seu Programa Educativo.
Núcleo
de Artes Cênicas Tradição Cigana (Cuiabá): Atua no registro e divulgação dos
saberes dos povos ciganos e no fortalecimento, conservação e manutenção das
culturas e identidades das etnias ciganas Kalon, Rom e Sinti. Oferece formação
em dança e teatro para pessoas ciganas de Rondonópolis, maior comunidade cigana
de MT.
Hip
Hop Atemporal (Cuiabá): O coletivo Favelativa reúne jovens periféricos,
especialmente do movimento hip hop, para desenvolver projetos, oficinas
culturais e eventos voltados para a juventude negra e periférica de Mato
Grosso.
Pé
de Folclore – Cáceres, Rios e Lendas (Cáceres): Tem como objetivo manter as
manifestações culturais populares em Cáceres, como Siriri, Cururu e Festas de
Santo por meio das artes cênicas (dança, música e teatro) e do incentivo às
manifestações populares.
Empreendedores
Criativos do Mato Grosso (Cuiabá): Grupo de empreendedores criativos da cultura
– músicos, artistas plásticos e contadores de histórias – que se uniram com o
objetivo de atender as regiões periféricas da cidade. Realizam projetos de
musicalização, ateliê popular de artes plásticas, incentivo à leitura e escrita
criativa, empreendedorismo juvenil e empoderamento feminino.
Arteagro
(Campo Verde): Confecção e comercialização de peças de artesanato a partir de
restos de algodão e palha de milho perdidos nas colheitas. O projeto trabalha o
desenvolvimento artístico, social e cultural, a empregabilidade, o
empreendedorismo, a geração de renda e a transformação de perdas em inovação.
Cidadão
Oddly (Cuiabá): Produtora independente de eventos LGBTQIA+ em Cuiabá. Atua
também na capacitação de travestis e transexuais para inserção no mercado de
trabalho.
Rua
Antiga (Chapada dos Guimarães): O negócio, que começou como um sebo itinerante,
ganhou endereço fixo e passou a funcionar como Espaço Cultural Metade Cheio,
que promove a memória regional por meio da literatura e da música. Além de
comercializar produtos culturais, promove ações de fomento à leitura e
exposições.
Apoio
à Cadeia de Valor do Cacau no Noroeste de MT (Juína): O projeto visa levar
conhecimento e assistência técnica aos produtores locais, estabelecendo
parcerias diretas, remuneração justa e enfatizando a importância da qualidade
do cacau para a produção de chocolates artesanais.
Loja
Karajá (Santa Terezinha): Criada pela comunidade indígena Karajá da Aldeia
Itxalá, a organização desenvolve projetos sustentáveis. O projeto propõe a
criação de sistema de venda de artesanato Karajá e a qualificação de jovens
indígenas para trabalhar com ferramentas de venda on-line.
Tece
Arte (Cuiabá): Coletivo de 55 mulheres empreendedoras que produzem peças
artesanais únicas e comercializam para turistas e lojistas. A iniciativa tem
como objetivo utilizar conhecimentos tradicionais para agregar valor aos
produtos artesanais e promover desenvolvimento sustentável na comunidade.
Rede
de Comercialização Social Solidária – RECOSS (Aripuanã): Busca criar um
ambiente de negócios para agricultores familiares, agroextrativistas, grupos
indígenas, artesãos e outros, conectando com consumidores por meio de um
aplicativo.
Produtora
Audiovisual Quariterê (Cuiabá): Nasceu como um desdobramento do Aquilombamento
Audiovisual Quariterê, formado por negros e indígenas. Tem como objetivo
desenvolver produções culturais e artísticas e participar do desenvolvimento de
políticas afirmativas no mercado audiovisual.
Grupo
Tibanaré(Cuiabá): Coletivo de teatro criado em 2006 na periferia de Cuiabá, com
foco na cultura popular regional. Realizam espetáculos, ações formativas e
festivais em espaços não-convencionais, buscando alcançar pessoas com pouco
acesso à cultura.
AMFMT
(Várzea Grande): A organização oferece oficinas de manifestações populares
tradicionais, em que produz figurinos e artefatos regionais, como violas de
cocho, mocho, ganzá e produtos da culinária regional. Também realiza
apresentações cênicas na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
Afrotours:
A primeira agência de turismo afro de MT (Poconé): Propõe experiências em
comunidades quilombolas na região do Pantanal, desconstruindo a imagem de um
Pantanal apenas direcionada à fauna e à flora, ao mesmo tempo em que escuta as
necessidades e histórias das comunidades e comercializa essas experiências
fazendo com que as comunidades sejam vistas e tenham um retorno financeiro.
Bodega
Pantaneira – Loja Colaborativa (Santo Antônio do Leverger): Promove o
ecoturismo associado à comercialização de produtos oriundos da região
pantaneira, dando visibilidade aos artesãos e mestres da cultura popular na
região.
O
Universo “E Outros Bichos” (Chapada dos Guimarães): O projeto propõe o
desenvolvimento de uma ação transmídia a partir da série "E Outros
Bichos", com quatro temporadas relacionadas a diferentes regiões do
Brasil. A trama envolve a descoberta de seres míticos por pré-adolescentes e sua
jornada para proteger o meio ambiente.
Na
Floresta (Chapada dos Guimarães): O negócio criativo produz artigos de
papelaria, embalagens biodegradáveis e outros produtos a partir de resíduos de
bananeiras. Pretendem criar a Escola da Banana, para capacitar comunidades
vulneráveis na criação de produtos variados a partir das bananeiras.
Lista
Negra Podcast (Cuiabá): O podcast tem como objetivo dar visibilidade a
profissionais negros e discutir questões sociais e culturais que afetam a
população negra. Composto por mulheres da periferia de Cuiabá, o podcast busca
conscientizar e promover ações e mudanças positivas relacionadas à diversidade
e à inclusão.
O programa MOVE_MT
Após
o sucesso da primeira edição, o MOVE_MT 2 recebeu 116 inscrições de todas as
regiões do Estado, com uma grande adesão marcada pela diversidade: dos
inscritos, 65,5% se identificaram como pretos ou pardos, 57% são mulheres e 36%
são sediados fora da região metropolitana de Cuiabá.
O
processo de seleção do MOVE_MT envolveu uma comissão formada por especialistas
externos, representantes da Secel-MT e do Oi Futuro, que avaliou as iniciativas
inscritas levando em conta seu histórico, a consistência do projeto, o problema
social que busca resolver e o perfil do empreendedor.
Além
da seleção para o ciclo de aceleração, o MOVE_MT 2 realizou dois workshops de
estruturação de projetos para o público geral, em março e abril, que
beneficiaram 107 empreendedores locais. Em maio, o programa promoveu um
seminário na sede do FIEMT, voltado para empresários e grandes investidores,
para fortalecer o ecossistema da economia criativa em Mato Grosso.
Promovida
em 2022, a primeira edição do MOVE_MT ofereceu formação e aceleração a 30
negócios e projetos da economia criativa, totalizando cerca de duas mil horas
de capacitações e mentorias em Gestão, Tecnologia, Economia Criativa e Impacto
Social. O programa distribuiu cerca de R$ 320 mil em prêmios para as
iniciativas mais bem avaliadas e promoveu um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no
Rio de Janeiro, para nove negócios participantes.
*Com
Assessoria da Oi Futuro
Disponível em: https://www.secel.mt.gov.br/-/iniciativas-selecionadas-para-programa-de-acelera%C3%A7%C3%A3o-do-governo-de-mt-e-oi-futuro-s%C3%A3o-divulgadas