INSTITUCIONAL

Links Parceiros

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Eslováquia isola cinco comunidades ciganas por conta do covid-19


Até quarta-feira (08/04), já tinham sido testadas 816 pessoas destas comunidades

As autoridades da Eslováquia ordenaram o isolamento de cinco comunidades ciganas após a confirmação de 31 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, situação criticada, entretanto, por organizações não-governamentais locais.

O isolamento destas comunidades, o primeiro a ser ordenado na Eslováquia e que irá afetar mais de quatro mil pessoas, foi anunciado pelo primeiro-ministro eslovaco, Igor Matovic.

"Ficarei satisfeito se perceberem a necessidade desta decisão", disse o governante.

A quarentena destas comunidades, localizadas na zona leste da Eslováquia, está a ser supervisionada pela polícia e pelo exército.

Na passada sexta-feira, unidades de saúde do exército eslovaco iniciaram uma operação de testes à doença covid-19 nestas comunidades ciganas, locais onde muitas vezes não existe acesso a água corrente ou sistemas de esgotos.

As autoridades eslovacas temem que estas condições sanitárias precárias possam potenciar uma rápida disseminação da infeção.

A operação de testes nestas comunidades foi desencadeada depois de ativistas dos direitos da etnia cigana terem solicitado tal ação.

Inicialmente, as autoridades eslovacas estavam focadas em testar as mais de mil pessoas de etnia cigana que tinham regressado recentemente à Eslováquia depois de terem estado em países fortemente atingidos pela pandemia da covid-19, como por exemplo o Reino Unido.

Várias organizações não-governamentais (ONG) locais têm denunciado que a crise provocada pelo novo coronavírus expôs o tratamento discriminatório que os ciganos recebem naquele país.

Ingrid Kosova, do coletivo Montessori, relatou por exemplo, em declarações à agência espanhola EFE, que enquanto os eslovacos que regressavam do estrangeiro eram colocados em quarentena em centros hospitalares, os membros da minoria cigana eram forçados a cumprir o período de isolamento em ginásios ou em outras instalações municipais inadequadas para a situação.

Estima-se que a comunidade cigana na Eslováquia integre cerca de 440.000 personas, o que representa 8% da população do país.

A Eslováquia contabiliza, até à data, 682 casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo duas vítimas mortais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 787 mil infetados e mais de 62 mil mortos, é o mais afetado pela pandemia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário