INSTITUCIONAL

Links Parceiros

quinta-feira, 30 de maio de 2024

AEEC-MT é selecionada na Chamada Resiliência Climática e Equidade de Gênero do Fundo Casa

Patrocínio será para realização do III Encontro de Mulheres Ciganas de MT, em maio de 2025, no município de Rondonópolis

A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) foi uma das 26 instituições brasileiras selecionadas na Chamada de projetos “Resiliência Climática e Equidade de Gênero: Fortalecendo Comunidades para Promoção da Inclusão e Diversidade”, do Fundo Casa Sociooambiental. Veja os 26 projetos selecionados aqui.

Lançada em fevereiro de 2024, a chamada é direcionada às associações de comunidades locais e de populações tradicionais lideradas por mulheres, pessoas trans, intersex e não binárias, comunidades urbanas periféricas e coletivos ativistas locais de todo o território nacional.

O projeto aprovado pela AEEC-MT na chamada prevê a realização do “III Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso: medicina Calon, cerrado e (in)justiças climáticas”, no mês de maio de 2025, na cidade de Rondonópolis, onde está localizada a maior e mais tradicional comunidade Calon de MT, com mais de 200 pessoas.

I Encontro de Mulheres Ciganas de MT foi realizado em 2021, em Rondonópolis

Além da medicina tradicional, questão central abordada nos encontros de mulheres ciganas de MT, na próxima edição o foco estará também na defesa e conservação do cerrado e na conscientização para as mudanças climáticas. As plantas do bioma compõem o principal estrato da medicina Calon, daí a importância de garantir a sua preservação. Outro tema trabalhado no III Encontro será a preparação das mulheres ciganas mato-grossenses para participação na COP30, que ocorrerá em Belém do Pará no próximo ano.

“Ficamos muito felizes com esta aprovação na chamada do Fundo Casa Socioambiental, pois foram mais de 331 projetos inscritos de todo o país. Os Encontros de Mulheres Ciganas miram sobretudo no fortalecimento da medicina tradicional Calon, um saber vinculado às mulheres ciganas e cuja base está nas plantas do cerrado, um bioma que vem sendo destruído sem a proteção ambiental devida. Se o cerrado acabar, acabará também nossa medicina”, pondera a presidente da AEEC-MT, Rosana Cristina Alves de Matos Cruz.

II Encontro ocorreu em Cuiabá no dia 25 de maio de 2024

Os 26 projetos selecionados são de 11 estados diferentes, sendo 11 do bioma Mata Atlântica. Nesta seleção, destaca-se que 53% dos projetos são da região Nordeste do país. As organizações contempladas receberão até R$50 mil cada para a execução de suas iniciativas que juntas somam R$1,3 milhão em apoio direto.

Encontros de Mulheres Ciganas de MT

O II Encontro de Mulheres Ciganas de MT ocorreu no dia 25 de maio de 2024, com a participação de 25 mulheres Calins de quatro municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra e Rondonópolis. Já o I Encontro ocorreu em Rondonópolis entre 21 e 23 de abril de 2021, em Rondonópolis.

Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário