A AEEC-MT deu neste último
mês de maio, com a realização do IV Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso em
comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, importantes passos para
consolidar a visibilidade, o fortalecimento e a conservação de saberes,
tradições, mitologias, memórias, narrativas, enfim, do patrimônio cultural e
imaterial dos povos ciganos mato-grossenses e brasileiros - que se dividem em
três grandes troncos étnicos, os Calon, os Rom e os Sinti.
Com uma programação
variada que incluiu oficina de Chibe (língua do tronco étnico Calon); II Encontro
de Mulheres Ciganas; campanha virtual de fortalecimento das identidades ciganas
e combate aos preconceitos e discriminação; lançamento da Exposição Diquela; e
lançamento da minissérie Luzia e As Calins do Cerrado, a instituição consolidou
importantes movimentos realizados pela comunidade cigana mato-grossense na luta
por inclusão social, combate ao racismo, por meio do ativismo social, artístico
e cultural.
No total, esses eventos
mobilizaram mais de 150 pessoas de forma presencial e mais de cinco mil de
forma virtual, por meio de divulgações nas redes sociais durante o mês. A
Oficina de Chibe, em Tangará da Serra, por exemplo, contou com a participação
de 50 pessoas da comunidade local. O II Encontro de Mulheres Ciganas de MT
contou com a presença de 25 mulheres de quatro cidades: Cuiabá, Várzea Grande,
Tangará da Serra e Rondonópolis.
Além delas, também se
fizeram presentes outras 25 pessoas ciganas, entre crianças e esposos ou homens
acompanhantes das mulheres e ainda outras/os 10 convidados externos. Por fim, o
lançamento da Exposição Diquela reuniu em torno de 50 pessoas, no Espaço Silva
Freire, casa de Janoca, no Centro de Cuiabá das quais 20 de Rondonópolis.
Com as ações virtuais,
que começaram no dia 01 de maio, com o lançamento da campanha Virtual “O Que
você Sabe Sobre os Povos Ciganos?”, a AEEC-MT atingiu a incrível marca de mais
de 7,2 mil contas alcançadas nos 30 dias de maio.
A campanha contou com a
publicação de nove carrosséis nas redes sociais da AEEC-MT. Cada carrossel
contava com três cards: um card título, um com uma fotografia da comunidade
cigana mato-grossense e outro com um texto maior sobre o tema geral abordado.
Foram abordados assuntos como o próprio dia nacional dos povos ciganos, a
diversidade de etnias, as línguas, histórias, culturas, de maneira a combater
estereótipos, preconceitos.
Nos últimos 30 dias, a
equipe de comunicação da AEEC-MT efetivou mais de 100 publicações, entre cards,
reels e storiess. Desde quando começou a campanha “O que você conhece sobre
Povos Ciganos?”, ganhamos quase 200 seguidores (ampliação de 19%). O post com
maior alcance foi evidentemente o postado no próprio dia 24 de maio, que chegou
a 1.512 contas alcançadas (69,5% não-seguidoras), 385 curtidas e 119
partilhamentos, num total de 1.721 impressões.
Repercussão Estadual
O IV Encontro de Cultura
Cigana de MT teve ampla divulgação na imprensa mato-grossense, com publicação
no site da Secel-MT e nos principais sites de notícia do Estado, como RD NewsRD News,
Jornal A Gazeta, Jornal Diário da Serra Jornal Diário da Serra, TV Band, TV Mato Grosso, O Documento,
Folha Max, Página Única, Portal MT, Folha do Estado, Paranatinga News, Novidade
MT, TV Conquista, Clique F5, Portal MT.
Também saíram publicados textos em veículos de comunicação como Aruanã FM, JB News, Lapada Lapada, Página do E, Cenário MT, Bastidores do Poder, O Roncador, Juína Mais, Poconé Online, Rosário News, Notícia Max, BS News, TV Nativa Alta Floresta, A Folha do Médio Norte, Olho no Araguaia, Primeira Notícia, Cuiabá em Foco, Oeste News, Voz MT, TV Campo Verde, Click Nova Olímpia etc. Para ver todas as notícias acesse aquiaqui.
Além disso, foram 17
postagens de notícias e reportagens no Blog da associação e outros cards
relativos às programações e atividades do evento. O reels de divulgação do II
Encontro de Mulheres Ciganas, por exemplo, alcançou mais de 3 mil views no
Insta da AEEC-MT. Já o reels de divulgação da Oficina de Chibe chegou as mais
de 1557 views e o Card de divulgação de Luzia alcançou 723 contas.
O lançamento da Serie
Luzia e As Calins do Cerrado também foi divulgada com destaque no site do Fundo
Elas + Doar para Transformar, patrocinador do projeto. Já a Secel-MT,
patrocinou a Oficina de Chibe e o II Encontro de Mulheres, por meio de seleção
pública no Edital Viver Cultura 2022.
O II Encontro de Mulheres Ciganas e Oficina de Chibe: Reavivando a Língua Calon tem o patrocínio da Secel-MT, por meio do Edital Viver Cultura 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário