Núcleo de Audiovisual

Apresentação

O audiovisual em todas as suas interfaces, vídeo, cinema, filmes, séries, minisséries, produção de conhecimento e pesquisa científica, documental ou ficcional, se destaca como uma das atividades principais realizadas na AEEC-MT.

Até mesmo a própria criação da instituição ocorreu por meio de um processo de diálogo fílmico entre comunidades ciganas de Mato Grosso (MT) e a comunidade Calon do Acampamento de Nova Canaã, localizada no distrito rural de Rota do Cavalo, Sobradinho I, Distrito Federal (DF).

Ocorrido em janeiro de 2017, este contato com a Associação Nacional das Etnias Ciganas (Anec-DF) que incentivou a criação da AEEC-MT, foi proporcionado pelo pesquisador e atual Assessor para Ciência e Comunicação e Diretor de Arte e Cultura da AEEC-MT, Aluízio de Azevedo, durante a pesquisa de campo de sua tese de doutorado, defendida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), tornando-se um processo de tradução intercultural e interpolítica, por meio do diálogo fílmico.

Além de utilizar o audiovisual como metodologia científica, proporcionando o contato entre diferentes pessoas ciganas Calon de Brasil e Portugal e gravando mais de 44 depoimentos com pessoas Romani de Brasil e Portugal, que rendeu centenas de horas fílmicas que atualmente estão sob domínio da AEEC-MT, constituindo seu acervo permanente, os principais projetos desenvolvidos pela AEEC-MT são no campo do cinema e do audiovisual.

Aluízio é o atual coordenador do Núcleo de audiovisual e possui múltiplas habilidades no cinema: elaboração de projetos, captação de recursos, produção executiva, produção, direção geral, montagem, roteiro, consultoria de roteiro e de direção e assessoria de comunicação e imprensa.

O núcleo é também coordenado por outros dois profissionais vinculados à AEEC-MT que também possuem formação neste área, como o também diretor de arte e cultura da instituição, Rodrigo Zaiden, que acumula também o cargo de diretor da coordenação LGBTQIAPN+ e Karen Ferreira, que é diretora de fotografia fixa e videomaker do núcleo.

Com formação em direção de teatro, circo e cursos técnicos na área do cinema, Zaiden tem experiência com produção, direção de arte, direção geral, roteiro e atuação para cinema, TV e teatro. Tem atuado como codiretor e coordenador geral de praticamente todos os projetos culturais e artísticos da AEEC-MT. Já Karen tem formação em ciências sociais e no cinema acumula experiências como videomaker, diretora geral, diretora de fotografia, produtora executiva e produtora.

Utilizando uma metodologia horizontal, as produções normalmente são coletivas e também contam com a colaboração da produção executiva da atual tesoureira e ex-presidente da AEEC-MT, Fernanda Caiado.

Recentemente, o núcleo ganhou também a presença da atual presidente da organização, Rosana Matos, que tem atuado na assistência de produção executiva e produção geral.

Programa de Aceleração da Fundação André Lúcia Maggi

Recentemente fomos aprovados no programa de Aceleração da Fundação André Lúcia Maggi (FALM) para aceleração e implementação do nosso núcleo de audiovisual, solicitando financiamento para compra de equipamentos e com o intuito de melhoria de nossas atividades nesta área.

Faremos a aceleração no programa da instituição que é vinculada ao grupo Amaggi durante seis meses em 2024. A primeira reunião ocorreu em dezembro de 2023.

Programa Calon Lachon

O programa guarda chuva e carro chefe do núcleo audiovisual é o Calon Lachon, de registro, reconhecimento, salvaguarda e disseminação do patrimônio cultural e imaterial dos povos ciganos, seus saberes, tradições, manifestações culturais, memórias, histórias, rituais e mitologias, narrativas e memórias orais, que foram excluídas ou apagadas da história oficial brasileira, apesar das inúmeras colaborações que os povos ciganos deram para a sociedade brasileira, ao longo de sua presença de mais de 400 anos no país. O site do programa é o www.calonlachon.com.br .

Na língua Romanó-Caló, do tronco étnico Calon, mais conhecida no Brasil como Chibe, Calon Lachon pode ser traduzido como "Bom Cigano". Com isso, queremos reforçar esses aspectos positivos de nossas ricas e diversas culturas milenares, de maneira a quebrar estereótipos e preconceitos negativos, construídos historicamente contra as pessoas ciganas, bem como promover o enfrentamento do racismo estrutural que estado brasileiro submeteu nossas comunidades e antepassados.

Projeto Diva e as Calins de MT

O primeiro projeto executado com recursos públicos pela AEEC-MT através do programa Calon Lachon foi o projeto multimídia "Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã", que reconheceu a raizeira e benzedeira Calin de Rondonópolis, Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense.

Aprovado no Edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), o projeto se desdobrou em três produtos transmídias em torno dos conhecimentos da Mestra Diva e de outras quatro mulheres ciganas anciãs, a quem também consideramos como mestras da cultura Calon: Terezinha Alves (Cuiabá), Nilva Rodrigues (Rondonópolis), Irandi Rodrigues (Cuiabá) e Nerana Rodrigues (Tangará da Serra).

São estes produtos: 

- I Encontro de Mulheres Ciganas e MT, que ocorreu entre 21 e 23 de abril de 2021, em Rondonópolis reunindo 15 mulheres ciganas da comunidade Calon local, contando com programações sobre a medicina tradicional Calon e a língua Chibe; 

- Exposição Multimídia Calin, que reuniu mais de 30 mulheres ciganas todas ligadas à Mestra Diva e as quatro matriarcas, dos três municípios. A exposição pode ser acessada no link: www.galeriacalin.com

- Minissérie em cinco episódios Diva e as Calins de MT, que traz a Mestra Diva e as quatro mulheres ciganas anciãs, suas parentas.

Pelo ineditismo e salvaguarda do patrimônio cultural e imaterial brasileiro, a iniciativa foi vencedora do prêmio Rodrigo Mello Franco 2022, do IPHAN, na categoria pessoa jurídica.

O projeto também foi a principal iniciativa apresentada no edital Ponto de Memória do IBRAM, ao qual a AEEC-MT foi selecionada, acumulando assim dois prêmios.

A minissérie pode ser acessada no site da Exposição Multimídia Calin ou no Canal do YouTube da AEEC-MT: https://www.youtube.com/@aeecmt7993

Vem aí Projeto Luzia e As Calins do Cerrado

Em 2023, a série com as mulheres ciganas ganhou vida própria. O núcleo de audiovisual conseguiu aprovação no Edital Mulheres em Movimento 2023, do Fundo Elas + para a produção da segunda temporada com as Calins, desta vez envolvendo também mulheres ciganas de Goiás, além das mato-grossenses.

 As gravações com as mulheres participantes dos cinco episódios foram executadas em setembro de 2023 e janeiro de 2024. A previsão é que a segunda temporada seja lançada no mês de maio de 2024, em comemoração ao Dia Nacional dos Ciganos (24 de maio).

Filme Caminhos Ciganos

Outro projeto apoiado pelo programa Calon Lachon, foi o Filme Caminhos Ciganos, lançado no mês de setembro de 2023, em circuito de exibição que percorreu os municípios de Tangará da Serra, Rondonópolis e Cuiabá.

Patrocinado pela Secel-MT por meio da proponência e execução do próprio diretor, o filme reúne imagens do acervo captado por Aluízio durante sua tese de doutorado, trazendo relatos e imagens inéditas das comunidades ciganas de etnia Calon em Brasil e Portugal, mostrando ao mesmo tempo semelhanças culturais, identitárias e de tradições, além de um histórico de perseguição muito parecido.

O filme ainda não está disponibilizado online, mas em breve será disponibilizado na página do programa Calon Lachon.



Nenhum comentário:

Postar um comentário