Núcleo de Artes Cênicas (NAC) - Tradição Cigana

As adolescentes Amanda e Miryam, integram o Grupo de Danças Tradição Cigana. Foto: Ju Queiroz.

O Núcleo de Artes Cênicas da AEEC-MT nasceu em 2023, a partir da aprovação no Edital Move MT  2, Programa da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) em parceria com a Oi Futuro e Instituto Ekloos, voltado para aceleração de iniciativas de empreendedorismo na área cultural e de projetos sociais.

Nas mentorias do Move MT2 participam quatro membros da AEEC-MT: Audelena Dias Cabral e Arthur Pereira, ambos de Rondonópolis e Aluízio de Azevedo e Rodrigo Zaiden, ambos de Cuiabá.

Conformado e organizado para atender ao Grupo de Danças Tradição Cigana, de Rondonópolis, o NAC busca a profissionalização dos 15 integrantes fixos do grupo.

O início das atividades do NAC no Move MT2 começou em julho de 2023 e se encerrará em janeiro de 2024. 

Um total de 20 iniciativas mato-grossenses participam do programa e cinco delas, após banca que ocorrerá em 18 de janeiro de 2024, serão selecionadas para receberem recursos do edital para startarem seus projetos.

A comunidade cigana de Rondonópolis é a maior comunidade romani de MT, somando mais de 200 pessoas que vivem de forma fixa no município. Também é a mais tradicional, que mais guarda aspectos culturais e identitários, modos de vida e organização social ciganos.

O Grupo de Danças Tradição Cigana nasceu há mais de 10 anos e desde então vem tentando se estruturar e profissionalizar seus integrantes. 


Também é uma vitrine cultural da AEEC-MT, levando as demandas culturais e políticas por meio das artes.

Objetivos no No Move MT:

Formação em gestão e produção cultural, especialmente na captação de recursos e prestação de contas dos quadros da associação, para que consigam alçar voos mais altos, como a busca por acesso a recursos, eventos e outras atividades próprias das culturas e populações tradicionais dos povos ciganos; 

Mentoria para a institucionalização e profissionalização do grupo de Danças Tradição Cigana, por meio da implementação de um projeto que visa a criação de um núcleo de Artes Cênicas voltado para as pessoas integrantes do grupo;

Possibilidade de financiamento para que este núcleo possa desenvolver atividades como oficinas de introdução às artes cênicas, teatro e dança, figurino e corte e costura, bem como outras funções e processos básicos para a montagem de um espetáculo de dança que passará a compor o repertório do grupo; confecção de indumentárias apropriadas para as danças desenvolvidas; recursos para aluguel de um espaço e transporte dos participantes para as atividades presenciais do curso. 

As atividades do projeto terão como referência primária as indumentárias tradicionais, inserindo o toque da moda, enriquecerá a parte estrutural do grupo, que passará a contar com um figurino pensado para suas apresentações.

Fotos: Ju Queiroz


Nenhum comentário:

Postar um comentário