Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã


 

Apresentação


O projeto Diva e as calins de Mato Grosso visa fortalecer a cultura cigana mato-grossense, por meio da realização de atividades que reconhecem os saberes das mulheres da etnia Calon, especialmente representadas pela mestra da cultura popular cigana, Maria Divina Cabral, que recebeu a premiação de R$ 20.000,00. Ela foi contemplada como mestra da cultura mato-grossense, no edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc da SECEL-MT.



Diva, como Maria divina é mais conhecida, conhece profundamente a filosofia Calon, seu sistema de ação e organização sociocultural, dominando elementos basilares da memória, mitologia, identidade e cultura ciganas, como a língua romanó-kaló e o manuseio das ervas medicinais. Estes são saberes que a fazem ser muito respeitada na comunidade cigana mato-grossense e brasileira. 


Além de homenagear Maria Divina, o projeto na r-existência das calins de Mato Grosso, que mantém tradições, sem perder o “time” da história; lutando para ocupar espaços em todos os âmbitos da sociedade. Rompendo com paradigmas racistas e machistas, nossa proposta transcende em um material transmidiático, baseado em múltiplas linguagens e ancorado no diálogo com as participantes e os modos como queriam ser representadas.



Pela inovação na salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, o projeto foi premiado pelo IPHAN com o prêmio Rodrigo Mello Franco 2022


Unindo as artes e a tecnologia, registramos e fortalecemos os conhecimentos tradicionais Calon, que são transmitidos oralmente; por meio de uma interlocução com Diva e suas parentas - mãe, filhas, netas, bisnetas e primas, que vivem em três municípios: Rondonópolis, Cuiabá e Tangará da Serra. Partindo da memória e da tradição, como também da vida atual e das possibilidades de futuro das mulheres ciganas e suas comunidades; o projeto se concretizou na realização de três produtos transmidiáticos.


O primeiro produto cultural foi o “I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso”. Realizado em abril, o evento contou com a participação de Diva e outras 14 mulheres do seu ciclo de convívio, que vivem na cidade de Rondonópolis-MT, local de realização do evento. O encontro contou com duas oficinas que giraram em torno dos saberes da Mestra Diva, que ensinou às outras mulheres participantes os princípios da medicina cigana, incluindo fazer uma garrafada a base de ervas do cerrado. 


O Encontro foi utilizado como disparador para auxiliar na realização dos dois outros produtos: a exposição virtual multimídia “Calin” e a websérie etnodocumental “Diva e as Calins”. Esta última, composta por cinco episódios, com cinco minutos. Cada capítulo enfoca em uma mulher cigana, sendo o primeiro deles a Mestra Diva. 


Consideramos que além da Mestra Diva as outras quatro participantes também são mestras da cultura calon, em diversos sentidos. Além do encontro, a produção da websérie e da exposição multimídia contou com uma pesquisa de campo junto às comunidades ciganas desses três municípios. 


Todos estes produtos são ancorados nesta plataforma virtual, que é um outro produto do projeto, agregando também ao sítio eletrônico da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), garantindo a continuação e a divulgação do projeto.


Para saber mais sobre o projeto acesse a página do projeto.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário