Em sequência a agenda de debates para o desenvolvimento de políticas públicas para as comunidades ciganas da América Latina 2021, ocorreu nesta quinta-feira (01.07) mais uma reunião da Seção de Povos Indígenas e Minorias do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Coordenado pela Oficial de Direitos Humanos da ONU, Belen Rodriguez de Alba, o evento ocorreu entre 07 e 08h30 (horário de MT), com a participação de representantes de de organizações ciganas da sociedade civil de países como Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Entre eles, o assessor para ciência e comunicação da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), Aluízio de Azevedo, que representa a instituição na agenda de debates da ONU desde outubro de 2020.
Duas foram as mesas que ocorreram na reunião. A primeira delas, cujo tema foi sugerido pela representante da Associação Maylê Sarah kali (AMSK), Elisa Costa, debateu “A Declaração das Nações Unidas sobre o Direito ao Desenvolvimento e sua relação com a Agenda 2030 e as estratégias de implementação em nível nacional”. A mesa foi mediada pelo oficial de direitos humanos da ONU em Genebra, Diego Valadares Vasconcelos.
O tema da segunda mesa foi sugerido pelo representante da AEEC-MT, Aluízio de Azevedo e tratou sobre “O impacto da COVID-19 das populações ciganas na Europa e as medidas para enfrentar as experiências de comparação da crise”. Esta mesa foi apresentada e mediada pela Senior Fellow do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Mirca Moreira.
A integrante do Coletivo Internacional #OrgulhoRomani e membro da ZOR – Asociación por los Derechos del Pueblo Giano/Romani” de Argentina, Aline Miklos, também participou do encontro.
Este é o terceiro webinar produzido pela Seção de Direitos Humanos da ONU com o intuito de formar os ativistas ciganos sobre os mecanismos de direitos humanos internacionais e da instituição, que dispõe de várias estratégias para cobrar a inclusão social e o respeito aos direitos das populações em situação de vulnerabilidade social, causada pelo racismo, machismo ou exclusão e desigualdade de qualquer natureza.
Outras informações sobre a Seção de Direitos Humanos da ONU es suas páginas virtuais, como o site institucional, www.ohchr.org, conta no Twitter @UNHumanRights ou Facebook @unitednationshumanrights.
Texto: Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário