quinta-feira, 1 de julho de 2021

AEEC-MT participa do terceiro encontro da Agenda 2021 da ONU para a proteção dos Ciganos nas Américas

Senior Fellow do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Mirca Moreira (abaixo) apresenta pesquisa na Irlanda em que as pessoas ciganas tem uma taxa de mortalidade frente à Covid-19 de 3,5%, bem acima da população em geral, que ficou em 0,2%

Em sequência a agenda de debates para o desenvolvimento de políticas públicas para as comunidades ciganas da América Latina 2021, ocorreu nesta quinta-feira (01.07) mais uma reunião da Seção de Povos Indígenas e Minorias do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Coordenado pela Oficial de Direitos Humanos da ONU, Belen Rodriguez de Alba, o evento ocorreu entre 07 e 08h30 (horário de MT), com a participação de representantes de de organizações ciganas da sociedade civil de países como Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Entre eles, o assessor para ciência e comunicação da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), Aluízio de Azevedo, que representa a instituição na agenda de debates da ONU desde outubro de 2020.

Duas foram as mesas que ocorreram na reunião. A primeira delas, cujo tema foi sugerido pela representante da Associação Maylê Sarah kali (AMSK), Elisa Costa, debateu “A Declaração das Nações Unidas sobre o Direito ao Desenvolvimento e sua relação com a Agenda 2030 e as estratégias de implementação em nível nacional”. A mesa foi mediada pelo oficial de direitos humanos da ONU em Genebra, Diego Valadares Vasconcelos.

O tema da segunda mesa foi sugerido pelo representante da AEEC-MT, Aluízio de Azevedo e tratou sobre “O impacto da COVID-19 das populações ciganas na Europa e as medidas para enfrentar as experiências de comparação da crise”. Esta mesa foi apresentada e mediada pela Senior Fellow do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Mirca Moreira.

A integrante do Coletivo Internacional #OrgulhoRomani e membro da ZOR – Asociación por los Derechos del Pueblo Giano/Romani” de Argentina, Aline Miklos, também participou do encontro.

Este é o terceiro webinar produzido pela Seção de Direitos Humanos da ONU com o intuito de formar os ativistas ciganos sobre os mecanismos de direitos humanos internacionais e da instituição, que dispõe de várias estratégias para cobrar a inclusão social e o respeito aos direitos das populações em situação de vulnerabilidade social, causada pelo racismo, machismo ou exclusão e desigualdade de qualquer natureza.

Outras informações sobre a Seção de Direitos Humanos da ONU es suas páginas virtuais, como o site institucional, www.ohchr.org, conta no Twitter @UNHumanRights ou Facebook @unitednationshumanrights.

 

Texto: Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário