A noite de lançamento da Exposição MT Solo Cigano foi inesquecível!
A comunidade cigana de MT ocupou a Galeria Lava Pés numa festa para lá de animada, que tinha como principal intuito divulgar e valorizar as tradições e patrimônio cultural e imaterial dos povos ciganos.
A exposição permanece aberta na Galeria Lava Pés, em Cuiabá, de segunda a sexta, em horário comercial até o dia 25 de outubro.
O material está exposto em diferentes formatos como papel fotográfico, vinílico e lambes, tamanhos (A4, A3, A1, 2x3m, 10x15cm) e suportes (molduras, porta-retratos, monóculos).
Há diferentes instalações envolvendo fotografias, como uma prateleira de porta retratos em formato 10x15 cm com fotos históricas e atuais de reuniões espontâneas ou eventos promovidos pela AEEC-MT.
A parte histórica também é contemplada com um acervo exclusivo de fotografias em preto e branco e coloridas pertencente à comunidade cigana de Tangará da Serra.
MT Solo Cigano conta com videoartes produzidos por Maria Clara Aquino, poemas de Jéssika Lorrayne Cabral Lima Leme e telas de Aluízio de Azevedo, que também é o idealizador da exposição.
A exposição conta com Placa em braile com QR Code que encaminha para audiodescrição de cada uma de suas salas e ambientes, além de mapa tátil. E os vídeo-artes com legendagem.
O projeto expográfico e direção de produção da exposição são assinados por Rodrigo Zaiden, com assistência de projeto expográfico e produção de Tamii Gondo, artes de Danillo Kalón e produção executiva de Fernanda Caiado e Rosana Cristina Alves de Matos Cruz.
O trabalho é financiado por meio do Edital Viver Cultura – Identidades – Edição LPG da Secel-MT.