segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Morre reconhecido e respeitado patriarca da comunidade cigana na cidade de Patos



Nota de pesar pela passagem do Senhor Severino Cigano

São raros os momentos em que a mídia trata as pessoas ciganas reconhecendo-as enquanto ativas cidadãs e contribuidoras para suas cidades, Estados e países. Este senhor merece todo o respeito pela sua brilhante história que se inseriu na sociedade não-cigana de Patos e da Paraíba (PB) com grande influência, mas continuou honrando as tradições e costumes ciganos, ajudando a acabar com estereótipos e preconceitos.

A AEEC-MT e sua diretoria presta essa última homenagem ao senhor Severino Cavalcante Dantas, o seu Severino Cigano, por sua relevante contribuição para as culturas brasileira e cigana e presta as condolências aos familiares. A notícia abaixo publicada no site Patos online demonstra um pouco da sua biografia e respeito da comunidade local.



Por Jozivan Antero – Patosonline.com

Severino Cavalcante Dantas, 76 anos, mais conhecido por Severino Cigano, que residia na Rua Pedro Moura, Bairro Sete Casas, em Patos, veio a óbito na manhã desta segunda-feira, dia 27, por volta das 07h00.

Também conhecido por Professor da Mata, Severino Cavalcante sofreu um infarto fulminante quando estava no quintal da residência dele. Os familiares se depararam com a vítima caído ao chão sem estímulos e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Uma equipe do SAMU foi acionada e deu início aos procedimentos para reverter a parada cardíaca. Outra ambulância do tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reforçou as ações dos socorristas que tentaram por vários minutos, porém, não lograram êxito e o médico comunicou o óbito.

Severino Cavalcante Dantas era bastante conhecido na cidade de Patos. Ele trabalhou durante muitos anos na Delegacia de Polícia Civil de Patos e era um dos maiores conhecedores da história cigana da região. Severino Cigano preservava as tradições ciganas e morava em comunidade. A morte do patriarca trouxe comoção na localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário