sábado, 9 de outubro de 2021

Editora do Ministério da Saúde lança E-book Olhares sobre Educação

Ensaio do Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT publicado na obra aborda a relação das comunidades ciganas e a globalização

A obra pode ser baixada no site da Biblioteca Vitual em Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/olhares_sobre_educacao_1ed.pdf

A Editora do Ministério da Saúde acaba de lançar o E-book “Olhares sobre Educação” (Brasília, 2021). A obra é uma publicação da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), em conjunto com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (SEMS-RJ).

As organizadoras do livro virtual são: Ildenê Guimarães Loula, Pâmela Pinto, Raquel da Silva Teixeira, Rosamelia Queiroz da Cunha. Também contou com a colaboração de Carla Cristina Mendes Alferes dos Santos Danielle do Valle Ingrid Vianna Espinosa Rodrigues

O E-book reúne 13 capítulos, entre eles um escrito pelo pesquisador e servidor do Ministério da Saúde, Aluízio de Azevedo, com o título “Globalização, ou a Substituição da Mandala pelo Caleidoscópio” (p. 40-45). 

A pintura que ilustra a arte da capa, "Mandala das Minorias", é também de Aluízio.

Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT, no capítulo, Aluízio aborda o tema da globalização e da padronização cultural imposta por ela às comunidades ciganas, bem como as táticas de resistência dos romanis, que continuam mantendo suas culturas frente à colonização cultural.

No resumo do ensaio, o autor pontua que apresenta no ensaio “a metáfora da substituição da mandala pelo caleidoscópio para refletir sobre as opressões causadas pela globalização neoliberal aos povos não-europeus, incluindo aí as comunidades ciganas, em seu eixo civilizacional-cultural”.

Azevedo também evidencia no texto “que as comunidades ciganas não sofreram essas violências simbólicas sem lutar”; exemplificando tal cenário “apresentando a ‘tática do coringa’, uma categoria discursiva anticolonial criada pelas pessoas romani para se manterem enquanto culturas distintas, mantendo filosofia e modos de organização próprios, que confrontam os valores de vida ocidentais”.

Na organização do E-book, as organizadoras destacam que o livro “é uma exposição de toda a riqueza de conhecimento expressa por 19 profissionais que, generosamente, aceitaram o convite da Área de Ensino e Pesquisa (ARENP) do Hospital Federal dos Servidores do Estado/SAES/MS (HFSE) tanto para falar sobre temas que foram definidos pela equipe da ARENP, quanto para mediar os debates no ciclo de debates “Olhares sobre a Educação”.

Ciclo de Debates Olhares Sobre Educação

O ciclo ocorreu entre 10 de setembro a 29 de outubro de 2020. Foram convidados 16 profissionais cuja inserção, seja no ensino, na gestão ou na reflexão sobre os temas, poderiam aprofundar as conversas da equipe. Em 04 de dezembro houve um encontro especial que contou com mais três palestrantes.

“O entusiasmo e apoio da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (SEMS/RJ), da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde (ASCOM/MS), da Coordenação Geral de Divulgação e Informação do Ministério da Saúde (CGDI/MS), do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) e da Conexão Inovação Pública RJ possibilitaram a realização desses encontros”, diz um trecho da apresentação.

Foram 20 horas de exposições e debates muito ricos durante os quais houve, também, grande contribuição dos mediadores que apoiaram os encontros desse ciclo. Todas as palestras foram transmitidas em tempo real pelo perfil do YouTube do Conexão Inovação Pública MINISTÉRIO DA SAÚDE OLHARES SOBRE EDUCAÇÃO 10 RJ, local que também mantém disponível os vídeos dos encontros.

Texto: Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário