sábado, 8 de abril de 2023

Jovens Romani criam campanhas de comunicação popular em saúde

 

Card divulgando o Gguia prático e profissional de saúde sexual e reprodutiva, criado por um dos cinco grupos

Vinte e um jovens ciganos concluintes do curso de extensão “Juventude Cigana: da Invisibilidade à Comunicação Popular em Saúde” apresentaram nesse mês de abril, cinco campanhas de comunicação voltadas para as redes sociais.

Os produtos fazem parte do trabalho final da formação e trazem temáticas que visam a cidadania e a inclusão social dos povos ciganos, por meio do combate ao racismo, discurso de ódio contra pessoas ciganas, desinformação e fake news em saúde.

O trabalho "povos Ciganos na Mídia" foi produzido tendo como objetivo debater a visibilidade das pessoas ciganas no jornal mato-grossense A Gazeta. 

Entre os trabalhos, estão: um Guia de saúde da mulher cigana voltado especificamente para mulheres das etnias Kalon, os Rom e os Sinti; e a Criação do perfil no Tweeter Juventude Cigana Presente, que tem como um dos objetivos averiguar a veracidade de notícias acerca dos povos ciganos.

Além disso, entre os produtos também constam um vídeo-pesquisa que averiguou a presença dos Romani na mídia, por meio de um estudo de caso do Jornal mato-grossense Gazeta Digital; e a Campanha #Ciganos no IBGE, que teve como objetivo sensibilizar o órgão para a produção de informações acerca dos povos ciganos e combater a invisibilidade histórica. O vídeo pode ser visto no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=uJMwSdxPMBs&t=9s .

O quinto e último trabalho apresentado foi uma proposta de documentos legais para casas legislativas que visam debater a saúde mental das mulheres Romani, por meio de audiências públicas, bem como a criação de um projeto de lei de iniciativa popular implementando um programa de saúde mental da mulher cigana.

Um dos grupos criou o perfil no tweeter Juventude Cigana Presente, que pode ser acessado no seguinte link: https://twitter.com/dostachaval 

Juventude Cigana

O objetivo é formar jovens ciganos, ciganas e ciganes para a produção de conteúdos digitais nas áreas de saúde considerando o combate à fake news e a consolidação de modelos de comunicação que se preocupem com as realidades das comunidades romaníes no Brasil.

O curso é organizado pela AEEC-MT em parceria com a UFMT, Coletivos Orgulho Romani e Ciganagens, a partir de chamada pública da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com financiamento do governo do Canadá, que selecionou projetos de comunicação popular em saúde de todo o país.

Outro produto lançado pelos grupos dia 08 de abril foi a campanha #CiganosnoIBGE

Participantes com pelo menos 70% de presença receberão certificado ao final da formação emitido pela Universidade Federal do Mato Grosso e uma ajuda de custo como incentivo à participação. Após o encerramento do curso, será elaborado um guia online sobre produção de conteúdos em saúde para populações ciganas.

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Texto: Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

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