sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Aluízio de Azevedo recebe menção honrosa no Concurso Internacional de Arte para Artistas Minoritários da ONU

Lançado em maio de 2023 com o tema “interseccionalidades”, o concurso recebeu inúmeras inscrições enviadas por artistas do mundo todo

O Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT, Aluízio de Azevedo, foi um dos artistas selecionados para o Concurso Internacional de Arte para Artistas Minoritários 2023.

O multiartista recebeu menção honrosa no concurso, que nesta edição reconheceu Artistas Minoritários que Trabalham em Temas de Interseccionalidade.

Organizado pelo scritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), o prêmio inclui uma exposição em Genebra, Suíça e também um catálogo com divulgação das obras dos artistas.

A cerimônia de premiação dos oito artistas que foram selecionados no concurso internacional, entre premiados e menções honrosas, ocorreu no Palais Anna et Jean-Gabriel Eynard em Genebra, Suíça.


Representando a AEEC-MT, além de Aluízio, também participaram da premiação, que ocorreu em formato híbrido, o diretor de Arte e Cultura da instituição, Rodrigo Zaiden e a sócia fundadora, Erlaine Rodrigues.

A equipe técnica do Concurso Internacional de Arte foi composta pelas seguintes pessoas: Anna Alboth (Minority Rights Group International), Laura Cahier (OHCHR), Claude Cahn (OHCHR), Sverre Pedersen (Freemuse)

De acordo com a equipe técnica, o concurso recebeu “inúmeras inscrições de artistas minoritários em todo o mundo”.

“Um Painel de Juízes formado por artistas Yvonne Apiyo Brändle-Amolo, Abdullah, Zahra Hassan Marwan, bem como Carine Ayélé Durand e a Relatora Especial da ONU na Área dos Direitos Culturais, Alexandra Xanthaki, analisou cuidadosamente essas candidaturas”, informou a equipe em carta a Aluízio.

Tela Bandeira Cigana Revisitada

Diz a carta da ONU que “O Painel de Juízes ficou emocionado com a qualidade do trabalho artístico, a relevância dos temas abordados para ampliar a conscientização e a compreensão da interseccionalidade e de temas relacionados às minorias, bem como pelo seu compromisso em trazer visibilidade aos desafios enfrentados por indivíduos e comunidades minoritárias”.

O concurso é coorganizado pelas organizações da sociedade civil Freemuse e Minority Rights Group. Internacional.

Outras informações sobre o prêmio que está em sua segunda edição na página: https://unric.org/en/international-art-contest-for-minority-artists/

Árvore taça do tarot é uma das telas de Aluízio que compõem a exposição e o catálogo

#artes #artesplásticas #prêmio #concurso #mençãohonrosa #onu #direitoshumanos #interseccionalidade #ciganos #LGBTQIAPN+ #cultura #povosciganos #calon #kalon #Brasil #MT #matogrosso #Cuiabá #genebra #suíça

Nenhum comentário:

Postar um comentário