quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Conheça Tio Toesse: mestre da Chibe e da cultura cigana

 

O Mestre Tio Toesse: uma voz território Calon

Estroécio Rodrigues Cunha, 68 anos, é hoje um dos poucos ciganos Calon, de MT e do Brasil, capazes de desenvolver uma conversa completa na Chibe. 

Tio Toesse, como é conhecido, não sabe assinar o nome, mas guarda inúmeros saberes, memórias e narrativas da filosofia Calon. 

Maria Madalena de Jesus e Anésio Rodrigues Cunha, pais de tio Toesse, ambos faleceram em Tangará da Serra, onde estão sepultados

Filho de Maria Madalena de Jesus e Anésio Rodrigues Cunha (Foto acima), nasceu na barraca em 1.955, em Serra da Saudade (MG), vivendo nômade até 1.980, quando migrou de Rio Verde (MS) para Tangará da Serra, onde reside atualmente, mas nunca definitivamente, pois a itinerância continua para negociar seus produtos.

Exímio dançarino e festeiro, é um contador de histórias nato. 

Casado na tradição cigana, com a prima Leida Alves Cunha (Foto abaixo), além de ser um profundo conhecedor dos costumes e tradições ciganas, tio Toesse, é um dos conselheiros da comunidade cigana mato-grossense e seu maior mestre da Chibe, patrimônio cultural do povo Calon. 

Desde criança se dedicou à lida na roça e à gambira, principais ofícios tradicionais Calon. 

Por volta dos 40 anos começou a perder a visão e não conseguiu mais trabalhar na agricultura, se dedicando apenas à gambira. Mesmo não conseguindo mais dirigir, continua mantendo a tradição de gambireiro, com o auxílio da esposa e do neto Ítalo.

Oitavo filho de treze irmãos, dos quais pelo menos seis deles vivem em Tangará da Serra e compõem o núcleo central da comunidade Calon no território: tia Coracy, tia Nelsa, tio Vone, tia Nerana, tio Anésio e tia Luziinha. O tio tem mais de 91 sobrinhos e sobrinhos-netos espalhados por MT, MG e Go.

Da esquerda para direita, os irmãos do sexo masculino: Ranulfo, Jovenil, Albano (os três in memorian), Araxide, Alvone, Estroécio, Lourival (in memorian) e Anésio

Tio Toesse será o mestre principal do projeto “Oficina de Chibe: reavivando a língua Calon”, previsto para ocorrer no município em maio de 2024, outra iniciativa da comunidade, aprovada no Edital Viver Cultura 2022 da Secel-MT. 

Ele também foi uma das personagens principais do filme curta-metragem "Caminhos Ciganos", lançado em 2023, onde destaca-se por sua fala em chibe.

Da direita para esquerda: tio Toesse, o cunhado e primo Eurípedes (in memorian) e os irmãos Araxides e Anésio, anciãos da comunidade cigana Tangaraense


Um comentário: