O ano de 2023 foi bastante especial para a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) e, consequentemente, de vitórias e conquistas para as comunidades ciganas que vivem no Estado.
Encerramos, por exemplo, o ano com a boa notícia de que fomos reconhecidos como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e recebemos o prêmio Ponto de Memória do órgão, pela execução do projeto Diva e as Calins de MT: Ontem, Hoje e Amanhã. Este é o segundo prêmio que a AEEC-MT recebe pelo projeto, que em 2022, recebeu o prêmio Rodrigo Mello Franco, concedido pelo IPHAN.
Além do reconhecimento nacional do IBRAM, conseguimos firmar com a Secel-MT, por meio de aprovação no Edital Viver Cultura 2022, termos de compromisso para a realização de dois projetos, que serão executados no primeiro semestre de 2024: o II Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, em Cuiabá; e a I Oficina de Chibe: Reavivando a Língua Calon, em Tangará da Serra.
Também garantimos em 2023 a continuidade da série com as mulheres Calins, aprovada em edital do Fundo Elas +; a implementação do Núcleo de Artes Cênicas Tradição Cigana em Rondonópolis, por meio de aprovação do Edital Move MT 2, ofertado pela Secel-MT, Oi Futuro e Instituto Eklloos. E fomos aprovados no edital da Fundação André Lúcia Maggi (FALM) para fortalecimento do nosso núcleo de audiovisual.
Quer saber mais sobre a atuação da AEEC-MT, acompanhe nossas redes sociais e canais no Instagram, Facebook e YouTube
Em maio de 2023 concluímos nosso mandato iniciado em maio de 2021 no Conselho Nacional de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (CNPPIR), órgão vinculado ao Ministério da Igualdade Racial (MIR). Encerramos o nosso mandato em reunião realizada com a Ministra do MIR, Anielle Franco, em que apresentamos as demandas dos povos ciganos.
Além disso, executamos quatro grandes projetos culturais e eventos políticos: O projeto Juventude Cigana: da Invisibilidade à Comunicação Popular em Saúde; o III Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso; três oficinas do projeto de Mapeamento do CEPCT-Unemat; e a Oficina da Plataforma de Territórios Tradicionais do MPF.
Confira abaixo a nossa retrospectiva 2023 e as principais ações executadas ao longo do ano.
Janeiro, Fevereiro e Março
Juventude Cigana: da invisibilidade à comunicação popular em saúde
O projeto formou 21 jovens ciganos, ciganas e ciganes de 10 estados brasileiros para a produção de conteúdos digitais nas áreas de saúde considerando o combate à fake news e a consolidação de modelos de comunicação que se preocupem com as realidades das comunidades romaníes no Brasil.
O curso foi organizado partir de chamada pública da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com financiamento do governo do Canadá, que selecionou projetos de comunicação popular em saúde de todo o país.
Foram oito sessões online, com especialistas e profissionais,
sobre temas relativos à comunicação e saúde das comunidades ciganas, partindo
do olhar crítico às mídias e a desinformação em saúde.
Os encontros aconteceram entre 28/02 e 23/03 com uma hora e meia de duração cada. Participantes receberam ajuda de custo como incentivo à participação. Após o encerramento do curso e foi elaborado um guia online de reaplicabilidade do curso.
Abril
Cerimônia do Prêmio Rodrigo Mello Franco
O projeto Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e
Amanhã, foi uma das 10 iniciativas vencedoras da 35ª edição do Prêmio Rodrigo
Mello Franco 2022, concedido pelo IPHAN. Para saber mais: https://aeecmt.blogspot.com/2023/04/calins-de-mt-participam-da-cerimonia-do.html
A cerimônia oficial de
entrega do prêmio ocorreu nesta terça-feira (18.04), de forma online, com a
participação do presidente do órgão, Leandro Grass.
A cerimônia pode ser vista na íntegra no seguinte link: https://youtu.be/iT2GrD0s9JI
Campanha Juventude Cigana
Vinte e um jovens ciganos concluintes do curso de extensão “Juventude Cigana: da Invisibilidade à Comunicação Popular em Saúde” apresentaram nesse mês de abril, cinco campanhas de comunicação voltadas para as redes sociais.
Os produtos fazem parte do trabalho final da formação e trazem temáticas que visam a cidadania e a inclusão social dos povos ciganos, por meio do combate ao racismo, discurso de ódio contra pessoas ciganas, desinformação e fake news em saúde. Para saber mais e conhecer as campanhas: https://aeecmt.blogspot.com/2023/04/jovens-romani-criam-campanhas-de.html
Maio
Lançamento da Minissérie Diva e As Calins de MT
No mês de maio, quando comemoramos o Dia Nacional dos Ciganos (24 de maio), concluímos com maestria o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, com o lançamento da minissérie Diva e as Calins de MT. A minissérie que pode ser acessada no link do projeto, www.galeriacalin.com e também no canal do YouTube da Associação.
CNPPIR 2021/2023
Em maio de 2023, encerramos o nosso mandato no Conselho Nacional de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, órgão vinculado ao atual Ministério da Igualdade Racial (MIR), com reunião com a ministra do MIR, Anielle Franco, onde apresentamos demandas dos povos ciganos. O cargo de titular foi ocupado por Terezinha Alves e o de suplente por Aluízio de Azevedo. Para ver mais: https://aeecmt.blogspot.com/2023/03/cnpir-realiza-reuniao-com-presenca-de.html
Guia de Reaplicabilidade do Curso Juventude Cigana
A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso
(AEEC-MT) lançou em 30 de maio, o “Guia Prático para replicação para Povos
Ciganos e Povos Tradicionais” do Curso de extensão “Juventude Cigana: da
Invisibilidade à Comunicação Popular em Saúde”. A ação encerra as atividades do
curso, que foi ofertado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso
(UFMT) e teve como objetivo o combate às fake news e desinformação no campo da
saúde pública. O documento está disponível para baixar no seguinte link.
Junho
Aprovação no Move MT 2
A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) foi uma das 20 instituições/projetos aprovadas na 2ª edição do Projeto de Aceleração de Negócios Criativos, de Inovação e/ou Impacto Sociocultural de Mato Grosso – MOVE_MT 2.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), em parceria com a Oi Futuro, nesta segunda edição o Programa ofertará mentoria para a AEEC-MT com o objetivo de implementação do Núcleo de Artes Cênicas Tradição Cigana, em Rondonópolis.
O financiamento para garantir a continuidade da temporada 2 da série veio por meio da seleção da AEEC-MT no edital Mulheres em Movimento 2023 – por Solidariedade, Justiça e Democracia, uma ação do Fundo Social Elas + - Doar para Transformar: https://fundosocialelas.org/.
Para conferir a lista de
organizações contempladas Clique aqui.
Além dos cinco episódios, com o recurso que receberá do Fundo Elas +, a AEEC-MT terá a oportunidade de construir um site institucional. O projeto deverá ser desenvolvido em 10 meses.
Setembro Cigano
III Encontro de Cultura Cigana de MT: Assembleia Geral e Eleições AEEC-MT
A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) completou em 17 de outubro seis anos de fundação. Para comemorar a data, a diretoria da organização realizou uma série de eventos em Rondonópolis, cidade com maior concentração de pessoas ciganas no Estado, cerca de 200.
Realizamos o III Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso, evento que reuniu mais de 120 pessoas e contou com programação que contemplou questões políticas e culturais dos povos ciganos mato-grossenses.
Como por exemplo, a nossa Assembleia Geral Ordinária, no acampamento cigano no Bairro Colina Verde, em Rondonópolis em 06 de setembro, com a presença de mais de 50 associados, onde foi eleita a nova diretoria da instituição, que continua em sua maioria composta por mulheres, incluindo a presidência, vice-presidência, secretaria e tesouraria.
Conheça a nova diretoria da AEEC-MT aqui.
Plataforma de Territórios Vivos - MPF
Outro evento que integrou a programação do III Encontro foi a Oficina da Plataforma de Territórios Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF). O evento ocorreu em Rondonópolis, no dia 05 de setembro, ocasião em que participaram 18 pessoas ciganas, de várias cidades mato-grossenses, com a presença do procurador da república da 6ª Câmara do MPF, Ricardo Pael e a superintendente da Secel-MT, Keiko Okamura.
A plataforma é um projeto do Ministério Público Federal (MPF) executado em parceria com o Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), a Rede de PCTs e a empresa de cooperação alemã GIZ Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit.
Veja mais em Procuradoria da República em
Mato Grosso
Circuito de Lançamento do Filme Caminhos Ciganos
A
programação do III Encontro, contou ainda com a exibição do Filme Caminhos Ciganos
em 05 de setembro em Rondoonópolis, que por sua vez, integrou o Circuito de Lançamento
do Filme Caminhos Ciganos, que a AEEC-MT apoio e ocorreu ainda em Tangará da Serra
(30 de outubro) e Cuiabá (09 de setembro). Saiba mais em: https://aeecmt.blogspot.com/2023/09/filme-caminhos-ciganos-estreia-em.html
Dirigido pelo cineasta cigano, Aluízio de Azevedo e patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), a obra transita por comunidades ciganas de Brasil, Portugal e França, incluindo lideranças romani de Tangará da Serra, Cuiabá e Rondonópolis.
Programa Avisa Lá que Eu Vou
Além disso, a comunidade participou de forma muito especial no dia 06 de setembro do programa Avisa Lá que Eu Vou, com o apresentador Paulo Vieira, que será exibido no canal GNT, com janela para o programa Fantástico da Rede Globo. O programa deve ir ao ar em maio de 2024. Saiba mais: https://aeecmt.blogspot.com/2023/09/oficina-do-mpf-lancamento-do-curta-e.html
Outubro
Aprovação no Edital da FALM: núcleo de audiovisual
A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) foi uma das 40 organizações, movimentos sociais ou coletivos selecionados no Edital de Fortalecimento das Capacidades Institucionais da Fundação André Maggi (FALM).
A proposta da AEEC-MT no edital é o fortalecimento de seu núcleo de audiovisual, uma vez que esta é uma das principais áreas de atuação da associação, especialmente, no trabalho de registro, reconhecimento, salvaguarda e divulgação das tradições, saberes, costumes e manifestações culturais ciganas. Saiba Mais: https://aeecmt.blogspot.com/2023/10/aeec-aprovada-no-edital-da-fundacao.html
Novembro
Prêmio Ponto de Memória
AEEC é selecionada para o prêmio Ponto de Memória do IBRAM A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) foi uma das 60 iniciativas contempladas para receber o prêmio Pontos de Memória 2023, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O resultado da premiação, que está em sua quarta edição, foi divulgado nesta terça-feira (28.11) e pode ser acessado aqui, onde as outras iniciativas contempladas também podem ser conhecidas.
A ação museológica inscrita pela AEEC-MT no prêmio foi o projeto Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã, que reconheceu a raizeira e benzedeira cigana, Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense, por seus relevantes serviços prestados na manutenção da medicina tradicional cigana e da cultura Calon.
Dezembro
AEEC-MT envia representante
para COP28
Três representantes do Comitê Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso (CEPCT-MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho, Ação Social e Cidadania de Mato Grosso (SETASC-MT), participaram da 28ª Conferência das Partes (COP28) das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O evento aconteceu nos Emirados Árabes, em Dubai, entre 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023.
Laura Ferreira, da comunidade Ribeirão da Mutuca, território quilombola de Mata Cavalo; Lidiane Taverny Sales, Retireira do Araguaia da comunidade de Mato Verdinho; e Aluízio de Azevedo, Calon da comunidade cigana de Cuiabá, foram a COP28 para debater as questões ambientais e climáticas que afetam suas comunidades. A participação dos PCTs mato-grossenses foi financiada por duas ações do governo do estado: o programa REM e o projeto Janela B, ambos executados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).
O representante dos povos ciganos de MT na COP28, apontou para a necessidade que os Estados e governos têm em conhecer e reconhecer a contribuição dos povos e comunidades tradicionais brasileiros, especialmente, os pertencentes aos três troncos étnicos Romani, os Calon, os Rom e os Sinti, tanto para o desenvolvimento econômico, histórico, cultural e social do país, quanto para a conservação da natureza.
Saiba mais em: https://aeecmt.blogspot.com/2023/12/representantes-de-povos-e-comunidades.html
Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT