quarta-feira, 10 de abril de 2024

Coletivo Ciganagens lança campanha para impressão de Guia da Saúde da Mulher Cigana

O Ciganagens lançou campanha virtual no site Benfeitoria para a impressão do Guia da Saúde da Mulher Cigana e outros materiais institucionais do Coletivo.

Voltado para a saúde sexual e reprodutiva das mulheres ciganas, o guia  será distribuído em três comunidades.

A outra parte do recurso será utilizada para materiais gráficos intitucionais de identificação para uso em atos e encontros de cunho político e ativista, como bandeiras, blusas e bolsas. Nenhum material será comercializado.

No texto divulgado na postagem de lançamento da campanha em sua página no Insta, o coletivo reforça que este “é um projeto muito trabalhado por três primas do coletivo no ano passado e que espera conseguir fundos para que no próximo dia 24 de maio, o material possa rodar em 3 comunidades no Brasil, para estimular a autonomia das nossas primas nos territórios tradicionais. Infelizmente, nossos povos não estão incluídos em nenhuma política pública de saúde sexual e reprodutiva do governo, um fato que gera diversas comorbidades e nos afasta da sociedade enquanto povos que a compõem”.

Além desse modelo confeccionado para mulheres ciganas, o Coletivo também elaborou um guia destinado aos gestores e profissionais da saúde, que pode ser também baixado de forma online no site do grupo.

Os dois guias da saúde da mulher foram produzidos como atividade final do curso de Extensão Juventude Cigana: da Invisibilidade à Comunicação Popular em Saúde, realizado em parceria entre a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), o Coletivo Ciganagens, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Coletivo Orgulho Romani, com financiamento de chamada pública da Fiocruz-Brasília, OPAS e governo do Canadá.

Responsáveis pela campanha: Sara Macêdo kali (Responsável pelo guia de saúde da mulher cigana); Desirée Mattos Almeida (Responsável pelo guia de saúde da mulher cigana); Hayanne Iovanovitchi (Responsável pelo guia de saúde da mulher cigana); e Danillo Kalón (Responsável pelo material gráfico do coletivo).

Outras Informações pelo email
coletivociganagens@gmail.com.

Ciganagens

O Coletivo nasce em 2020, em um momento de pandemia, em que as relações orgânicas presenciais estavam prejudicadas, com o objetivo de formar uma rede apoio mútuo, com informação, arte, direito e educação atuando em prol dos direitos dos Povos Ciganos no Brasil, por meio da promoção de ações e de narrativas de pessoas ciganas pautadas pelo ativismo anticolonial, antirracista e antissexista, bem como pela via da integração LGBTQIAPN+.

O coletivo é formado por ciganes de diversas áreas profissionais, como jornalismo, artes, direito e pedagogia. Atualmente tem 7 integrantes, oriundos da Bahia, Goiás, Paraíba, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário