quarta-feira, 13 de março de 2024

Lideranças Ciganas participam de seminário do Programa REM e CEPCT

 

Evento ocorre entre 13 e 15 de março no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá

Seis Lideranças ciganas mato-grossenses participam, em Cuiabá, do Seminário Preparatório do Processo de Consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso para o Programa REM/MT – Fase II e divulgação do processo de eleição do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso (CEPCT-MT).

Entre elas, a presidente a vice-presidente da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), respectivamente, Rosana Cristina Alves de Matos Cruz (Cuiabá) e Jésssika Lorrayne Cabral (Rondonópolis). 

Jéssika Lorrayne, Fernando Carlos, Terezinha Alves e Mestra Diva

A Mestra da Cultura Mato-grossense, raizeira e benzederia Cigana, Maria Divina Cabral, a Diva, de Rondonópolis, participa do evento representando o segmento das raizeiras e raizeiros. 

Também representando os povos ciganos mato-grossenses, participam do evento a coordenadora de Assistência Social da AEEC-MT, Terezinha Alves (Cuiabá) e os ativistas, Fernando Carlos Angola (Juína) e Marcos Gattas (Cuiabá). 

Fernando representou os povos ciganos na mesa de abertura do evento. Veja abaixo o vídeo com sua fala na abertura:

Organizado pelo governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Trabalho e Cidadania (SETASC), o evento começa hoje (13.03) e acontece até 15 de março de 2024, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O Seminário Preparatório faz parte de uma série de oficinas com o objetivo de proporcionar um espaço de diálogo, e consolidar a consulta quanto ao fortalecimento da participação dos PCTs na segunda fase do Programa REM, além de apoiar a divulgação do processo de eleição para a composição dos novos membros do CEPCT/MT.

Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário