segunda-feira, 10 de abril de 2017

CRÔNICA: Do limbo ao paraíso: entre ser cigano e pesquisar a saúde do meu povo


CRÔNICA

eu não sou eu, é engano / o meu eu já se extinguio
 hoje o eu que represento / é sombra do que fugio

O dia em que não sofro / eu penso que não sou eu
Que o meu eu se transformou / Num outro que não é meu

De ninguém ter compaixão, / de me ver no mal tão só,
 fiz-me segunda pessoa,  de mim mesmo tenho dó

Uma meta de vida era chegar ao doutorado antes dos 35 anos. Mas foi necessário sorte para alcançá-la. Havia sido aprovado, mas ficado na sétima colocação. Restou esperar até que uma pessoa desistisse. Foram dois meses aguardando sem saber qual rumo tomar.

Passado o limbo, cheguei ao paraíso e zaz: se passou um semestre! Muitas novidades. Nova cidade e trabalho. Novas amizades e colegas. Novos professores... A redescoberta do ser aluno, após cinco anos afastado da academia e o choque de ver como a ciência avançou nesse período assusta.

No horizonte uma ebulição de teorias, autores, linhas, correntes e conceitos foram povoando pensamentos e imaginário (sonhos):

Saúde. Comunicação. Informação. SUS. Tecnologia. Ciência. Pesquisa. Campo. Teoria. Metodologia. Métodos. Interdisciplinaridade. Política Pública. Paradigma. Modelo-Matriz. Mercado Simbólico. Poder. Negociação. Luta. Ator Social. Circulação. Apropriação. Discurso. Instituições. Organizações. Polifonia. Contextos. Emissor. Receptor. Mediador. Outro. Mensagem. Canal. Código. Movimentos Sociais. Texto. Forças Centrífugas. Forças centrípetas. Intertextual. Visibilidade. Realidade. Midia. Democratização. Internet. Marketing Social. Desenvolvimentismo. Redes. Produção de Sentidos. Propaganda. Movimento Campanhista. Reforma sanitária. Direitos. Transparência. Controle Social. Participação. Universalidade. Equidade. Integralidade. Dados. Estatísticas. Gestão. Planejamento. Teoria Matemática. Cultura....  

A lista parece infinita... Não está sendo fácil assimilar. Neste ponto, é que a disciplina de portfólio tem sido importante, ao proporcionar atividades que exigem um fio de organização, em meio ao caos da vida como um todo e o mundo acadêmico.

Trabalho nevrálgico este de me rasgar e remendar enquanto cigano e jornalista, para emergir o pesquisador. Trajetórias dos mestres e orientações disciplinares ajudam a reordenar fragmentos na reconstrução deste novo eu doutorando.

Impossível não mencionar alguns aspectos, como as quatro horas que passo num ônibus entre o ir e vir até a Fiocruz. Momentos em que descubro novos rostos e uma intimidade invasiva. Apinhado e agarrado em corrimões e bancos, nos solavancos e sovacos, aliviados pela beleza do litoral carioca, tento fazer conexões entre textos e pesquisa. Elocubrando ganchos.

Entre as questões marcantes ficou a reflexão sobre o Sistema Único de Saúde no Brasil, tema que ainda não tinha me aprofundado. Pensar a saúde pública nas perspectivas da comunicação e da informação (que ora convergem, ora se distanciam; por vezes conflituosas, na disputa do poder simbólico no campo acadêmico) também foi um fato marcante.

Outra importante descoberta foi o modelo do mercado simbólico, uma matriz conceitual do campo da Comunicação & Saúde, que proporcionou novos modos de ver as dimensões práticas, teóricas e ideológicas da comunicação. Essa abordagem privilegia a polifonia social e traz a comunicação atrelada aos princípios do SUS, o que casou com a postura teórica metodológica a qual comungo enquanto e pesquisador cigano.

A sorte secou-me o pranto / os meus ais não tem sahida
minha dor não tem pharol / para se tornar conhecida

o meu coração é mudo / não falla, não apparece
se o meu coração falasse / diria o quanto padece

Tantos ais, tantos suspiros / que se dão pela calada...
meu coração sabe tudo / minha boca não diz nada

Quanto mais calado estou / Mais a minha pena eu digo
Porque meu silêncio expressa / A dor que trago comigo

O querer dissimular / é do triste a maior dor
pois sem gostar do amargo / bebe o veneno traidor

Os malles communicados / são sentidos por metade

mas aqueles reprimidos / Estragam sem piedade

Aluízio de Azevedo
Assessoria de Comunicação AEEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário