quinta-feira, 15 de junho de 2023

Aprendendo a ser borboleta com Mimi Sato

Professora Mimi Sato, uma defensora incansável dos direitos humanos e da terra, que nos deixou recentemente e cujo legado permanece

Por Aluízio de Azevedo Silva Júnior, Ex-orientando de Mestrado de Mimi Sato


Borboleta

 

O privilégio insetal de ser uma borboleta me atraiu.

Por certo eu iria ter uma visão diferente dos homens e das coisas.

Eu imaginava que o mundo visto de uma borboleta seria, com certeza,

um mundo livre aos poemas.

Daquele ponto de vista:

Vi que as árvores são mais competentes em auroras do que os homens.

Vi que as tardes são mais aproveitadas pelas garças do que pelos homens.

Vi que as águas têm mais qualidade para a paz do que os homens.

Vi que as andorinhas sabem mais das chuvas do que os cientistas.

Manoel de Barros

 

Não foi com Manoel de Barros, que escreve este belo poema que aprendi a ser borboleta. Foi com Mimi Sato. O tomo emprestado para começar este texto e entrelaça-lo nesta homenagem, pois descreve perfeitamente o meu sentimento em ser borboleta e cada vez que vejo e me sinto uma borboleta, lembro que foi a Mimi que me ensinou a ser assim.

Musa inspiradora da ciência e da arte, orientadora de Mestrado e amiga querida, foi quem abriu os meus olhos e alma para um mundo com seres humanos, animais, plantas e todos os seres coexistindo e vivendo em uma ecologia centrada em Gaia, essa nossa mãe terra que a tudo nos oferece para a existência.

Com Mimi, tive o privilégio insetal de ser uma borboleta. Fã ardorosa de Manoel de Barros, além de pesquisadora altamente produtiva nos campos da Educação e da Educação Ambiental (EA); era poeta de mão cheia. Uma artista sensível, que como Gaston Bachelard, conseguia unir esses dois contrários que parecem impossíveis de coexistirem: a ciência e as artes, como fez em seus escritos. Uma marca que ficará viva no seu legado e ex-orientandos.

Foi com Mimi Sato aprendi que as árvores são sim mais competentes em auroras do que os homens. Primando por uma educação Paulo Freireana, mais do que repetir que “eva viu a uva”, praticava a conexão contextual, não apenas socioeconomicamente, como também ambientalmente. Entre conceitos e os afetos, espalhava amor no acolhimento a todas as diversidades e grupos em situação de exclusão.

Ao mesmo tempo, tecia habilidosas e contundentes críticas pela libertação do planeta das garras da opressão desenvolvimentista da globalização neoliberal. Com ela, me situei em uma educação ambiental viva, que não separa a cultura da natureza e nem os direitos humanos dos direitos da terra e, assim, senti que o diálogo com os povos ciganos é possível dentro de uma ciência da vida, que prima pela inclusão.

Convivendo e sendo acolhido enquanto cigano, LGBTQIAP+ por Mimi Sato, compreendi “que as tardes são mais aproveitadas pelas garças do que pelos homens”. E que o Pantanal tem um valor inestimável. Aprendi que a ciência não precisa ser dura, nem fixa, nem rígida. Que as metodologias podem dialogar com os fenômenos, mas que os sujeitos jamais devem ser relegados a segundo plano, assim como a natureza.

Aprendi com Mimi “que as águas têm mais qualidade para a paz do que os homens”. Que os espíritos das águas das culturas indígenas ou do folclore popular brasileiro não são meras lendas ou mentiras. Que os mitos representam essa imbricação total entre humanos e meio ambiente, cultura e natureza e que são uma forma muito rica de percepção dos povos tradicionais.

Mimi Sato me ensinou que o desenvolvimentismo, o progresso, a globalização e o capitalismo, são cegos não apenas para o bem estar, o bom viver, a inclusão social e educacional, como também é cego quanto às graças oferecidas pelo meio ambiente. Ainda com essa “Borboleta”, aprendi “que as andorinhas sabem mais das chuvas do que os cientistas”, que, por vezes, se assoberbam, ficam indolentes e giram apenas em torno de si mesmos e de um modelo hegemônico que apenas mantém opressões, colonialidades e exclusões do capitalismo, justificando-o.

Mas também foi com Mimi Sato que aprendi o verbo “esperançar”, que conjuga sempre acreditar e ter fé que é possível mudar o mundo para melhor, com mais justiça ambiental, justiça social e justiça epistemológica.

Que os povos tradicionais e os povos ciganos e todas as minorias oprimidas pelo capitalismo, colonialidade ou heteropatriarcalidade, como e mulheres e dissidentes de gênero e sexualidade, são também re-existentes e promovem sociedades sustentáveis, uma alternativa ao modelo de desenvolvimento sustentável, que não passa de um arremedo ao velho sistema.

Figura: Cara-col, autores: Aluízio de Azevedo e Cícero Garcia. Oferecida à Mimi Sato. Ano 2007.

Fundamentalmente, foi com Mimi, que aprendi e a ser pesquisador e me apaixonei pela ciência e aprendi a ser educador ambiental. A conheci em 2004, ano em que trabalhava na Assessoria de Comunicação da (Ascom) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e ela foi consultora do Projeto de Educação Ambiental (Preá), política na área da educação ambiental do órgão.

O Preá era vinculado ao setor de educação ambiental na Seduc, que tinha à frente como coordenadora a bióloga e doutora em Educação Ambiental, Débora Pedrotti, que tinha acabado de defender a tese com Mimi no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mas a minha aproximação ocorreu apenas em agosto de 2007, após ingressar no Mestrado do PPGE em março daquele ano, com outro orientador, que assumiu outro compromisso fora da universidade e menos de seis meses de adentrar no curso me vi na situação obrigatória de ter que mudar de orientação.

De todos os professores do PPGE, Mimi era é que a mais me despertava emoção e brilho nos olhos. Seu jeito doce, mas também firme, crítico e com afeto, me cativou desde a primeira vez que a vi. Mas ali, no PPGE, pude ver de perto o tamanho do coração e o acolhimento que Mimi projetava no GPEA.

Nossa relação mais íntima começou também com uma poesia, que fiz, após procurar Débora e ser aconselhado por ela que Mimi Sato era a melhor orientadora possível para acolher os povos ciganos, convidando-a para me orientar neste processo. Quando conversei e li a poesia com o convite, os olhos dela brilharam e aceitou imediatamente.

Não poderia ter outra orientação melhor, pois além de uma orientadora de primeira qualidade em produção acadêmica, mantinha uma poderosa crítica no campo da educação ambiental brasileiro, revigorando-o a partir da periferia mato-grossense.

E, principalmente, além de uma orientadora atuante, pronta para atender e muito parceira e compreensiva, ganhei também uma amiga pessoal querida e mais do que isso uma forte aliada dos povos ciganos, que desde 2007 nunca deixou de estar em todos os seus diálogos com os povos tradicionais. Mimi você vive em nós e seu legado será honrado!

Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4546 

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