sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Dois de Agosto: Dia Internacional em Memória ao Holocausto Romani

 
Marzahn, o primeiro campo de aprisionamento para os ciganos (Romanis) durante o Terceiro Reich. Alemanha. Foto de data incerta.

Dois de agosto, dia em Memória ao Holocausto Cigano/Romani, é uma data dolorosa para os povos ciganos, especialmente, os europeus. Isso porque ao mesmo tempo que mostra ao mundo a resistência dos povos ciganos, também marca e relembra todas as vítimas do genocídio cigano cometido pela Alemanha nazista e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

Embora haja incerteza sobre os números exatos, fala-se em 250 a 500 mil pessoas ciganas. Algo em torno de 25% e 50% dos 1 a 1,5 milhão de ciganos que viviam no continente europeu, provavelmente tenham sido mortos pelas mãos dos nazistas.

A data 02 de agosto foi escolhida devido a um trágico acontecimento ocorrido na noite desse dia, no ano de 1944 em Auschwitz-Birkenau, quando mais de 4 mil pessoas ciganas do local conhecido como “campo da família cigana” foram assassinadas nas câmaras de gás.

Evidentemente, não sem resistência, inclusive por parte das mulheres, idosos e crianças, que estavam entre as vítimas. Na manhã seguinte, a médica judia Lucie Adelsberger relatava:

"De repente, duas crianças de três e cinco anos, que tinham dormido durante todo o acontecimento, saíram da sua barraca, embrulhadas em cobertores, chorando por estarem abandonadas."

O genocídio cigano ficou conhecido entre alguns troncos étnicos ciganos de Europa, a data ficou conhecida como Porajmos (grande devoração) e entre outros como Samudaripen (o assassinato de todos).

Campo de trabalho escravo cigano (Romanis). Lety, Tchecoslováquia. Foto tirada durante a Guerra.

A Alemanha nazista utilizava diferentes formas de assassinatos: em campos de concentração e guetos, gás e fuzilamentos, fome, trabalhos forçados, doenças ou experimentos médicos.

Além disso, autoridades alemãs massacraram dezenas de milhares de ciganos nos territórios da União Soviética sob ocupação alemã e na Sérvia, bem como nos centros de extermínio como Chelmno, Belzec, Sobibor e Treblinka.

As SS e a polícia prenderam os roma nos campos de concentração de Bergen-Belsen, Sachsenhausen, Buchenwald, Dachau, Mauthausen, e Ravensbrück.

Tanto no chamado Grande Reich Alemão quanto no Generalgouvernement as autoridades civis nazistas administravam diversos campos de trabalho escravo onde mantinham os roma prisioneiros.

Deportação das famílias ciganas (Romanis) de Viena para a Polônia. Foto tirada na Áustria entre os meses de setembro a dezembro de 1939.

Para relembrar esses terrores e garantir que nunca mais voltarão a acontecer, em 2015, a União Europeia instituiu o 2 de agosto como Dia Europeu em Memória do Holocausto dos Sinti e Roma. Em 2024, passados 80 anos da noite do assassinato, participam dos eventos comemorativos sobreviventes, membros da minoria e políticos.

Perseguição Histórica – A perseguição do estado alemão aos povos ciganos é histórica, mas a questão foi regulamentada de forma severa, em 1936, quando foi criado o "Escritório Central de Combate ao Problema Cigano", em Munique. O órgão foi encarregado de "avaliar os resultados de pesquisas raciais-biológicas" sobre os ciganos.

Em 1938, ciganos dos grupos Sinti e Roma passaram a ser enviados para campos de concentração. Também foram privados de seus direitos civis. As crianças foram banidas das escolas públicas e os adultos dos empregos.

Em 1943, uma grande área do campo Auschwitz-Birkenau foi designada para os ciganos. O número de detidos é estimado em cerca de 23 mil. Muitos se tornaram vítimas de experimentos médicos; outros morreram de exaustão ou foram mortos nas câmaras de gás.

O campo foi dissolvido em agosto de 1944. Muitos de seus prisioneiros foram assassinados ou transferidos para outros campos. Ao fim, pelo menos 21 mil homens, mulheres e crianças foram mortos.

Referências

Fotos: 

https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/genocide-of-european-roma-gypsies-1939-1945

Textos:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2024/08/02/alemanha-relembra-80-anos-do-exterminio-dos-sinti-e-roma.htm?cmpid=copiaecola

https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/genocide-of-european-roma-gypsies-1939-1945

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-64381258

https://brasil.un.org/pt-br/138425-no-dia-em-mem%C3%B3ria-ao-holocausto-cigano-especialista-da-onu-exorta-governos-combater

Nenhum comentário:

Postar um comentário