MAIO CIGANO
A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) preparou para este mês de maio, quando comemoramos no Brasil o Dia Nacional dos Povos Ciganos (24 de maio), uma série de atividades visando marcar a data. Trata-se do IV Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso, um evento que reúne programações paralelas que ocorrem em Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra.
Por meio de duas iniciativas, uma física e outra virtual, a AEEC-MT realiza uma campanha de valorização dos povos ciganos e disseminação de suas culturas, histórias e tradições. A primeira delas, a campanha “O que você conhece sobre os povos ciganos”, começa logo no início do mês.
Foram elaborados cards que serão postados nas redes da AEEC-MT durante o mês, com informações qualificadas do universo cigano e uma foto exclusiva da comunidade cigana mato-grossense e sua participação no III Encontro de Cultura Cigana de MT, que ocorreu em 2023, também nestes três municípios.
As imagens são assinadas pela fotógrafa Ju Queiroz, a identidade visual campanha é de Tamii, projeto expográfico de Rodrigo Zaiden, com curadoria de Aluízio de Azevedo.
Além disso, a campanha conta ainda com a Exposição Diquela, que ganhará as ruas da Capital Mato-grossense a partir do dia 24 de maio.
Em formato de lambes que no conjunto trazem uma narrativa próxima e intimista do universo dos Calon, um dos três troncos étnicos ciganos – os outros dois troncos são os Rom e os Sinti. As fotos da exposição são da fotógrafa Karen Ferreira, com identidade visual de Tamii, projeto expográfico de Rodrigo Zaiden e curadoria de Aluízio de Azevedo.
Já no dia 11 de maio, ocorre a Oficina de Chibe, em Tangará da Serra e no dia 25 de maio, o II Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso e o lançamento da minissérie Luzia e As Calins do Cerrado, em Cuiabá.
Oficina de Chibe: Reavivando a Língua Calon
A I Oficina de Chibe: Reavivando a Língua Calon envolve 50 pessoas Calon de Tangará da Serra. Iniciativa inovadora no Brasil, é dedicada exclusivamente às pessoas ciganas e realizada no dia 11 de maio, por meio do Edital Viver Cultura 2022, da Secel-MT.
A Chibe é um dos elementos culturais mais significativos dos Calon, servindo como um marcador cultural e de proteção. O evento visa promover a interação e a troca de conhecimento entre jovens e anciãos ciganos para preservar a Chibe.
Quinze líderes ciganos idosos foram incluídos no projeto como mestres da cultura cigana, por serem guardiões da Chibe e responsáveis por transmiti-la à juventude. Para isso, a oficina disponibiliza materiais pedagógicos exclusivos, desenvolvidos com base na lógica de pensamento da Chibe e da cultura Calon.
II Encontro de Mulheres Ciganas de MT
Os encontros de mulheres ciganas têm como objetivo o reconhecimento das mestras Calins e de seus conhecimentos como manifestações importantes do patrimônio cultural cigano, mato-grossense e brasileiro.
O primeiro encontro ocorreu em Rondonópolis, em 2021, com a participação de 15 mulheres Calins. Agora, o evento será em Cuiabá, em 11 de maio, com a presença de 20 participantes.
Financiado pelo edital Viver Cultura 2022 da Secel-MT, essa iniciativa fortalece os laços entre as mulheres ciganas, promovendo a troca de experiências entre elas. A programação inclui uma roda de diálogo sobre a medicina tradicional cigana, uma especialidade de muitas mestras ciganas.
O objetivo é valorizar e preservar as expressões culturais mantidas pelas mulheres Calins e combater os estereótipos racistas e discriminatórios contra elas.
Luzia e As Calins do Cerrado
A série "Luzia e As Calins do Cerrado", composta por cinco episódios, é a segunda temporada produzida pela AEEC-MT que retrata as mulheres ciganas Calins.
O termo "Calin" é uma autodonominação das mulheres do tronco étnico Calon, representando um forte senso identitário e valorização de conhecimentos, tradições, narrativas e memórias femininas, que enfrentam não apenas o racismo, mas também a opressão machista.
A primeira temporada, intitulada "Diva e as Calins de MT", em 5 episódios, fazia parte do projeto "Diva e As Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã", financiado pela Lei Aldir Blanc da Secel-MT, que reconheceu a raizeira e benzedeira Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense.
A nova temporada ampliou sua perspectiva, incluindo Calins de Goiás e chegando a outros territórios Calon do cerrado, destacando a importância desse bioma na série e sua ligação com os costumes e estilo de vida cigano destes grupos que vivem em MT e GO.
A matriarca Maria Luzia Alves, de Sinop (MT), será a figura simbólica desta temporada, acompanhada por Zilma Rodrigues (Rondonópolis), Sara Macedo (Goiânia), Audelena Dias (Rondonópolis) e Fernanda Caiado (Cuiabá), que estrelam os outros episódios.
A obra aborda aspectos históricos, a vida rural e nômade em barracas, a organização social nas cidades que dialogam ou contrastam com a sociedade mato-grossense atual, e a visão das mulheres Calins para preservar identidades e cultura no futuro.
Rompendo com paradigmas racistas e machistas, a produção busca um diálogo empoderado com as participantes, respeitando a forma como desejam ser representadas.
O financiamento da série é realizado por meio do edital Mulheres em Movimento 2023 – por Solidariedade, Justiça e Democracia, uma ação do Fundo Social Elas + - Doar para Transformar: https://fundosocialelas.org/.
Ficha Técnica IV Encontro de Cultura Cigana de MT
Realização – Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT)
Apoio – Assembleia Social – Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)
Coordenação Geral – Aluízio de Azevedo e Fernanda Alves Caiado
Coordenação Geral Adjunta – Rodrigo Zaiden
Produção Executiva – Rosana Cristina Alves de Matos Cruz e Fernanda Caiado
Assistente de Produção Executiva – Nilva Rodrigues Cunha, Adriana Rodrigues Angola e Jéssika Loraynne Cabral Lima Leme
Fotografias: Karen Ferreira e Ju Queiroz
Direção de Produção – Rodrigo Zaiden
Assistência de Direção de Produção - Tamii
Produção Local – Rosana Cristina Alves de Matos Cruz, Adriana Rodrigues Angola, Simone Carla Rodrigues de Oliveira, Aldi Rodrigues e Eunice Alves.
Assessoria de Comunicação e Imprensa – Aluízio de Azevedo
Direção de Arte – Rodrigo Zaiden
Designer Gráfico e Idendidade Visual – Tamii
Consultorias ciganas: Terezinha Alves, Irandi Rodrigues Silva, Nilva Rodrigues Cunha
Grupo de Danças Tradição Cigana: Audelena Dias Cabral
Contabilidade: Jéssika Lorrayne Cabral Lima Leme
Ficha Técnica Oficina de Chibe
Realização: Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de MT (Secel-MT)
Proponente: Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT)
Coordenação Geral – Adriana Rodrigues Angola e Aluízio de Azevedo
Coordenação Pedagógica – Eunice Alves
Direção de Programação – Aldi Rodrigues
Direção de Produção – Simone Carla Rodrigues Oliveira
Direção de Arte – Rodrigo Zaiden
Consultoria Pedagógica e Assessoria de Comunicação – Aluízio de Azevedo
Produção Executiva – Adriana Rodrigues Angola, Fernanda Caiado e Rosana Cruz
Identidade Visual e lay out – Tamii e Rodrigo Zaiden
Videomaker – João Aquino
Ficha Técnica II Encontro de Mulheres ciganas de MT
Realização: Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de MT (Secel-MT)
Proponente: Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), por meio de sua representada, Rosana Cristina Alves de Matos Cruz
Coordenação Geral: Rosana Cristina Alves de Matos Cruz e Aluízio de Azevedo
Produção Executiva: Fernanda Caiado e Rosana Cristina Alves de Matos Cruz
Direção de Arte e Direção de Produção: Rodrigo Zaiden
Assistente de Produção - Tamii
Consultoria Pedagógica e Assessoria de Comunicação – Aluízio de Azevedo
Identidade Visual e lay out – Tamii e Rodrigo Zaiden
Ficha Técnica Luzia e As Calins
Realização: Núcleo de Audiovisual da AEEC-MT
Patrocínio: Edital Mulheres em Ação 2022 – Fundo Elas +
Direção Geral – Rodrigo Zaiden
Codireção – Aluízio de Azevedo e Karen Ferreira
Pesquisa e Roteiro – Aluízio de Azevedo
Produção Executiva – Rosana Cristina Alves de Matos Cruz e Fernanda Caiado
Direção de Fotografia – Karen Ferreira
Edição, Montagem e Finalização – Raquel Beatriz
Captação de Som Direto – Rodrigo Zaiden
Elaboração do projeto, As
sessoria de Comunicação e Imprensa – Aluízio de Azevedo
Trilha Sonora Original e Designer de Som – Caju
Parceria Musical Kalo Chiriklo – Aline Miklos
Designer e Identidade Visual – Rodrigo Zaiden
Consultoria de Roteiro – Irandi Rodrigues Silva
Mulheres Ciganas nos Episódios
Luzia Alves, Sara Macedo, Zilma Rodrigues, Audelena Dias Cabral e Fernanda Caiado
Nenhum comentário:
Postar um comentário