sábado, 18 de maio de 2024

Artigo Saúde mental dos povos ciganos

Acaba de sair publicado na Revista Ciência & Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), artigo que aborda a Saúde Mental dos Povos Ciganos.

O artigo é assinado por Anna Brandão, Aluízio de Azevedo (Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT), Judit Balázs e Cristiane Andrade.

Para baixar a obra, que aborda a saúde mental como um direito humano básico, correlacionando a questão com os processos de pobreza, discriminações étnicas, raciais e desigualdades, basta acessar o site da Revista:

https://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/saude-mental-dos-povos-ciganos-revisao-de-literatura-integrativa/19195?id=19195

Acompanhe abaixo o resumo:

Tema:

Os povos ciganos são considerados socioeconomicamente em situação de vulnerabilidade, sendo expostos a processos de exclusão e violência históricos, que ainda se fazem presentes.

A saúde mental é um componente essencial da saúde, um direito humano fundamental e central nas correlações das análises sobre pobreza, discriminações étnicas e raciais e desigualdades.

Objetivo:

Por meio dessa revisão integrativa, buscou-se conceber o estado da arte a respeito da saúde mental dos povos ciganos.

Método:

A busca seguiu as diretrizes do PRISMA e foi realizada em seis bases de dados (BVS, ProQuest, PsycInfo, PubMed, Scopus e Web of Science); 27 artigos compuseram a amostra final.

Sete categorias de análise foram construídas: transtornos mentais, suicídio, infância e adolescência, aspectos psicológicos, fatores de risco e proteção, gênero e prevenção em saúde mental.

Resultados:

Os estudos apontam para diversas situações de vulnerabilidades na experiência das pessoas ciganas no que diz respeito à saúde mental.

Destacamos o papel excludente de sociedades majoritárias supremacistas em relegar as comunidades ciganas a um lugar de marginalização e invisibilidade, que se expressa, por exemplo, através da baixa produção científica a respeito dessas comunidades, especialmente no contexto latino-americano.

Palavras-chave: Romani. Ciganos. Saúde Mental em Grupos Étnicos.

Referência e acesso:

Brandao, A., Silva Júnior, A. de A., Balázs, J., Andrade, C. B.. Saúde mental dos povos ciganos: revisão de literatura integrativa. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Abr). [Citado em 18/05/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/saude-mental-dos-povos-ciganos-revisao-de-literatura-integrativa/19195?id=19195

Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário