terça-feira, 28 de maio de 2024

Povos ciganos ganham visibilidade na mídia mato-grossense em maio

Página do Insta da AEEC-MT ultrapassou as 7,2 mil contas alcançadas neste mês. 17 reportagens e notas foram publicadas pela equipe da comunicação da instituição no blog

A AEEC-MT deu neste último mês de maio, com a realização do IV Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, importantes passos para consolidar a visibilidade, o fortalecimento e a conservação de saberes, tradições, mitologias, memórias, narrativas, enfim, do patrimônio cultural e imaterial dos povos ciganos mato-grossenses e brasileiros - que se dividem em três grandes troncos étnicos, os Calon, os Rom e os Sinti.

Com uma programação variada que incluiu oficina de Chibe (língua do tronco étnico Calon); II Encontro de Mulheres Ciganas; campanha virtual de fortalecimento das identidades ciganas e combate aos preconceitos e discriminação; lançamento da Exposição Diquela; e lançamento da minissérie Luzia e As Calins do Cerrado, a instituição consolidou importantes movimentos realizados pela comunidade cigana mato-grossense na luta por inclusão social, combate ao racismo, por meio do ativismo social, artístico e cultural.

Exposição Diquela em Cuiabá ocorreu no dia 25 de maio (sábado)

No total, esses eventos mobilizaram mais de 150 pessoas de forma presencial e mais de cinco mil de forma virtual, por meio de divulgações nas redes sociais durante o mês. A Oficina de Chibe, em Tangará da Serra, por exemplo, contou com a participação de 50 pessoas da comunidade local. O II Encontro de Mulheres Ciganas de MT contou com a presença de 25 mulheres de quatro cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra e Rondonópolis.

Comunidade em Tangará comparece à Oficina de Chibe no dia 11 de maio

Além delas, também se fizeram presentes outras 25 pessoas ciganas, entre crianças e esposos ou homens acompanhantes das mulheres e ainda outras/os 10 convidados externos. Por fim, o lançamento da Exposição Diquela reuniu em torno de 50 pessoas, no Espaço Silva Freire, casa de Janoca, no Centro de Cuiabá das quais 20 de Rondonópolis.

Com as ações virtuais, que começaram no dia 01 de maio, com o lançamento da campanha Virtual “O Que você Sabe Sobre os Povos Ciganos?”, a AEEC-MT atingiu a incrível marca de mais de 7,2 mil contas alcançadas nos 30 dias de maio.

Card fotográfico do carrossel de lançamento da Campanha traz casamento Calon em Minas Gerais. Foto de Arquivo da AEEC-MT

A campanha contou com a publicação de nove carrosséis nas redes sociais da AEEC-MT. Cada carrossel contava com três cards: um card título, um com uma fotografia da comunidade cigana mato-grossense e outro com um texto maior sobre o tema geral abordado. Foram abordados assuntos como o próprio dia nacional dos povos ciganos, a diversidade de etnias, as línguas, histórias, culturas, de maneira a combater estereótipos, preconceitos.

Nos últimos 30 dias, a equipe de comunicação da AEEC-MT efetivou mais de 100 publicações, entre cards, reels e storiess. Desde quando começou a campanha “O que você conhece sobre Povos Ciganos?”, ganhamos quase 200 seguidores (ampliação de 19%). O post com maior alcance foi evidentemente o postado no próprio dia 24 de maio, que chegou a 1.512 contas alcançadas (69,5% não-seguidoras), 385 curtidas e 119 partilhamentos, num total de 1.721 impressões.

Repercussão Estadual

O IV Encontro de Cultura Cigana de MT teve ampla divulgação na imprensa mato-grossense, com publicação no site da Secel-MT e nos principais sites de notícia do Estado, como RD NewsRD News, Jornal A Gazeta, Jornal Diário da Serra Jornal Diário da Serra, TV Band, TV Mato Grosso, O Documento, Folha Max, Página Única, Portal MT, Folha do Estado, Paranatinga News, Novidade MT, TV Conquista, Clique F5, Portal MT.

Também saíram publicados textos em veículos de comunicação como Aruanã FM, JB News, Lapada Lapada, Página do E, Cenário MT, Bastidores do Poder, O Roncador, Juína Mais, Poconé Online, Rosário News, Notícia Max, BS News, TV Nativa Alta Floresta, A Folha do Médio Norte, Olho no Araguaia, Primeira Notícia, Cuiabá em Foco, Oeste News, Voz MT, TV Campo Verde, Click Nova Olímpia etc. Para ver todas as notícias acesse aquiaqui

Além disso, foram 17 postagens de notícias e reportagens no Blog da associação e outros cards relativos às programações e atividades do evento. O reels de divulgação do II Encontro de Mulheres Ciganas, por exemplo, alcançou mais de 3 mil views no Insta da AEEC-MT. Já o reels de divulgação da Oficina de Chibe chegou as mais de 1557 views e o Card de divulgação de Luzia alcançou 723 contas.

O lançamento da Serie Luzia e As Calins do Cerrado também foi divulgada com destaque no site do Fundo Elas + Doar para Transformar, patrocinador do projeto. Já a Secel-MT, patrocinou a Oficina de Chibe e o II Encontro de Mulheres, por meio de seleção pública no Edital Viver Cultura 2022.

O II Encontro de Mulheres Ciganas e  Oficina de Chibe: Reavivando a Língua Calon tem o patrocínio da Secel-MT, por meio do Edital Viver Cultura 2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário