sábado, 4 de maio de 2024

Você sabia que o correto é falar Povos Ciganos no plural e não povo cigano no singular?

Calon, Rom e Sinti são os três principais troncos étnicos que conformam os povos ciganos no Brasil 

Pois é, o nome “ciganos” é um genérico criado pelos portugueses para denominar diversos grupos e três grandes troncos étnicos, os Calon, os Rom e os Sinti, que por sua vez se subdividem em outros inúmeros subgrupos.

Também não é correto falar em etnia cigana no singular. Podemos falar em etnias ciganas no plural, dada essa diversidade interna.

Os Calon têm um longo período e histórico com países da Península Ibérica como Espanha e Portugal e foi de lá que chegaram no Brasil desde os primórdios da colonização, justamente expulsos, degredados, por serem ciganos.

Na foto três mulheres Calins, isto é, pertencentes à etnia Calon da comunidade de Tangará da Serra

Os Rom tem um longo histórico de contato com países do Leste Europeu e Balcânicos, e se subdividem em uma infinidade de ramos internos como os Lovari, os Boiashi, os Ursari, os Hohoranê e os Kalderash, em maior número no Brasil.

Já os Sinti têm maiores contatos históricos com países como Itália, Alemanha e Europa Central e Norte.

Mas esta não é uma regra absoluta. Há Roms convivendo em toda Europa, assim como Sintis e Calons.

No Brasil, os Calon adquiriram características próprias e se subdividem territorialmente pelos estados e regiões brasileiras. Também são conhecidos como ciganos tropeiros.

Cada Tronco étnico e seus subgrupos têm histórias, memórias e tradições próprias, que por vezes se assemelham, mas mantém aspectos completamente diferentes, a exemplo das línguas e dos modos como vivenciam o casamento ou o luto, por exemplo.

Do mesmo modo, os Calon de Brasil, são diferentes dos Calon de Portugal e dos Kalé, de Espanha, ou os Kalé de países da América, como Argentina e Chile, apesar de serem do mesmo tronco étnico.

Saber essas diferenças é importante, principalmente, quando vamos falar de serviços e políticas públicas, em áreas como saúde e educação.

Também para ajudar a quebrar estereótipos e preconceitos seculares que insistem em permanecer no imaginário social brasileiro, reforçando o racismo estrutural.

Acompanhem nossas postagens, compartilhem e nos ajudem a quebrar estereótipos e preconceitos históricos sobre os três troncos étnicos ciganos, os Calon, os Rom e os Sinti.

Durante todo o mês de Maio publicaremos cards e carrosséis trazendo diversas informações qualificadas acerca dos povos ciganos.

Fotos: @Juqueiroz; Artes: @Rodrigozaiden e @apenasTamii; textos: @aluiziodeazevedo

#povosciganos #ciganos #ciganas #Calon #Rom #Sinti #Romah #gypsy #gitanos #povostradicionais #tradição #cultura #maiocigano #24demaio #Matogrosso #Brasil #anticiganismonuncamais #combateaoracismo #dianacionaldosciganos #aeecmt

Nenhum comentário:

Postar um comentário