segunda-feira, 23 de março de 2020

AEEC-MT suspende Maio Cigano


Evento que marcaria o dia nacional dos ciganos será realizado em nova data a ser definida

Tendo em vista à pandemia causada pelo vírus Covid 19 e levando em consideração as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a diretoria da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) comunica a todos os seus membros, parceiros e apoiadores que estão suspensas as atividades do evento “Maio Cigano – Mês da Resistência Romani”.

Co-organizado pelo Ministério Público Federal, representação de Mato Grosso, pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o evento ocorreria nos dias 22, 23 e 24 de maio, marcando as comemorações do dia nacional dos ciganos (24 de maio). A nova data será definida após a crise da pandemia passar.

Além disso, a Diretoria da AEEC-MT suspendeu todas as reuniões ordinárias marcadas para ocorrer no primeiro semestre de 2020. Já as reuniões da diretoria serão mantidas por meio online ou vídeo conferência e as atividades de consulta, orientação e apoio da instituição continuarão por meio dos telefones e e-mails disponibilizados no blog da associação.

“Reforçamos aos nossos membros e parceiros a importância de tomarmos todas as medidas de prevenção e combate ao vírus, que incluem evitar o contato social, cumprindo a quarentena em casa, só saindo em casos extremamente necessários, mas permanecendo a dois metros de distância de outras pessoas; bem como os cuidados com a higienização constante das mãos, corpo, roupas e objetos de uso pessoal”, enfatiza Fernanda.

A AEEC-MT orienta ainda a todos os acampamentos ciganos e famílias viajantes ou itinerantes, que procurem fixar residência nos locais onde estão no momento, evitando o contato pessoal nas vendas e gambiras. E pede para que cancelem festas de aniversários e casamentos ou qualquer outra atividade que gere aglomeração de pessoas previstas para ocorrer neste primeiro semestre.

Contudo, o secretário da associação, Aluízio de Azevedo Silva, lembra que “não é preciso pânico, mas a colaboração de todos”. “Qualquer pessoa cigana, principalmente com mais de 60 anos ou problemas congênitos como diabetes, hipertensão e coração que venham a ter sintomas de febre alta, tosse contínua, dificuldades para respirar e diarreia, devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima”, explica o secretário.

Vale lembrar que de acordo com a portaria 940 de 2011 do Ministério da Saúde, as pessoas ciganas não precisam comprovar o endereço para serem atendidas nos hospitais e postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outras informações sobre a pandemia podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde no endereço www.saude.gov.br ou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no link www.fiocruz.br.

Diretoria da AEEC-MT
Cuiabá-MT, 20 de março de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário