terça-feira, 18 de maio de 2021

Exposição multimídia “Calin” retrata protagonismo das mulheres ciganas

A ativista e negociante, Calin Nilva Rodrigues Cunha, de Rondonópolis-MT é um dos destaques da exposição. Crédito: Karen Ferreira

Na próxima segunda-feira, 24 de maio, comemora-se no Brasil o Dia Nacional dos Ciganos. Para marcar a data, a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) fará um pré-lançamento da exposição multimídia “Calin”. O trabalho enfoca na força e na resistência das mulheres ciganas de etnia Calon de comunidades de três municípios mato-grossenses: Cuiabá, Tangará da Serra e Rondonópolis.

A exposição integra o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT).

O projeto premiou, a raizeira e benzedeira, Maria Divina Cabral, a Diva, como Mestra da Cultura Mato-grossense. E se desdobrou em vários produtos culturais transmidiáticos, como o I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, que ocorreu no último mês de abril; a web série “Diva e as Calins”, em edição; e a “Exposição Multimídia “Calin”.

Diva é um dos destaques da exposição, que reúne fotografias de mulheres do seu círculo de convívio, como a mãe, filhas, netas, bisnetas, primas e tias. O pré-lançamento ocorrerá às 19h, durante uma live, que contará com a roda de conversa “Protagonistas: Mulheres Ciganas, mil faces”. 

“A cultura é plural e essa homenagem à Diva e às ciganas ajuda a dar visibilidade a uma tradição que está presente Mato Grosso. Somos honrados pelo projeto ter sido contemplado. Que seja um importante movimento para o respeito e acolhimento à diversidade do estado”, expressa o titular da Secel, Alberto Machado.

A roda terá como convidadas com a Mestra Diva, a presidente da AEEC-MT, Fernanda Caiado; a ativista e cantora cigana Rom-Kalderash, Aline Miklos, a fotógrafa Karen Ferreira e a superintendente da SECEL-MT, Keiko Okamura.


Aprovado na Lei Aldir Blanc, o trabalho integra o projeto Diva e as

 calins de MT, que brinda o público com produtos transmidiáticos


O evento de pré-lançamento conta com a parceria do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro em MT, do Coletivo Internacional Orgulho Romani e do Centro de Direitos Humanos da Unemat, que o certificará. Durante a abertura estará também presente a coordenadora adjunta do Fórum de Entidades MT pelo ICOMOS Brasil, a professora Ana Carolina Borges.

Na ocasião, serão projetadas fotos destaque da exposição, bem como será exibido um primeiro teaser de lançamento da web série “Diva e as Calins”. A plataforma digital que ancorará as fotos, textos e gifs também será lançada durante a live.

A transmissão da live acontecerá simultaneamente no Canal do Fórum e na página do face da AEEC-MT. Para ter direito ao certificado basta se inscrever no seguinte link: https://forms.gle/Rz9eeyLJt75U1fwt7 .

Ineditismo - de acordo com a presidente da AEEC-MT, Fernanda Caiado, “o registro fotográfico é um marco na história das mulheres ciganas”. “Nós sabemos que devido as nossas mães, tias, avós, viajarem em barracas e os ciganos não terem muitas condições financeiras, quase não temos registros fotográficos das mulheres anteriores a nós. A exposição enche a gente de orgulho. Como presidente da associação e como mulher que participei, fiquei lisonjeada, maravilhada”, emociona-se.

Para Fernanda, a exposição é um movimento que coloca as Calins se apropriando das representações de seus corpos, vidas, memórias e narrativas. “No Encontro (de Mulheres Ciganas, em Rondonópolis) a Jéssika, neta da Diva, disse que a vó nunca tinha recebido uma homenagem tão importante, com fotos, filmagem, dela se sentir empoderada como mulher e cigana”, relembra.

Já a ativista feminista e fotógrafa Karen Ferreira avalia o processo como enriquecedor. “Uma das coisas mais importantes de criar representações é a contribuição que damos para construir novos imaginários da mulher e dos povos ciganos, que historicamente tem tido representações estigmatizadas. O projeto nos possibilita apropriar das artes e dos meios de comunicação para nos transformarmos em criadoras das próprias histórias”.

Segundo Karen, “foi muito impactante ver a força geradora que se criou ao unir tantas mulheres ciganas em um espaço”. “Foi visível a transformação que todas nós passamos. Uma se fortalecendo no reflexo da outra. Não por acaso, se separa as mulheres há tantos séculos, pois quando estamos juntas movemos as estruturas”.

Calin – é uma palavra de autoidentificação das mulheres ciganas do tronco étnico calon e no dialeto destes grupos significa “cigana”. Assim, o trabalho busca valorizar os saberes, tradições, costumes e filosofia romani, com foco principal nas vozes, olhares e narrativas de suas mulheres.

“A exposição coroa todo um trabalho realizado durante meses com as mulheres ciganas de MT. Vamos mostrar a importância delas nas nossas vidas e na vida de todos ao seu redor. São mulheres guerreiras, vencedoras, empoderadíssimas! Mulheres que tomam as decisões, que tomam a frente”, enfatiza a presidente da AEEC.

Explica o diretor de Arte Rodrigo Zaiden, que a exposição segue uma linha conceitual que considera todas as mulheres ciganas da geração de Diva, 66 anos, como também mestras da cultura cigana. O trabalho se delineou a partir de Diva e outras quatro de suas parentas: Venerana Rodrigues Cunha (tia); Irandi Rodrigues Silva (prima-irmã), Nilva Rodrigues Cunha (prima-irmã) e Terezinha Alves (prima-primeira).

Além de fotos e citações textuais dessas cinco mestras da cultura Calon, a exposição apresenta, em fotos e gifs (e num segundo momento vídeos), suas filhas e netas, reunindo outras 20 “Calins” mato-grossenses de várias idades. “Construímos um material rico em simbologias e elementos culturais e identitários das mulheres Calins, com o principal objetivo de quebrar os estereótipos sobre este universo e mostrar a diversidade dentro da própria comunidade”, pondera, Rodrigo Zaiden.

“Quando elas se verem, vão sentir orgulho de si mesmas: eu cheguei até aqui, eu consegui! Saber que essa é a nossa história e estamos conseguindo mostrar para as pessoas, deixa o meu coração cheio de amor e felicidade. A exposição nos fortalece, porque através das fotos, não apenas conseguiremos nos ver, como também outras mulheres ciganas poderão se reconhecer em nós”, conclui Fernanda Caiado.

Serviço

O que: Pré-Lançamento da exposição multimídia Calin

Quando: 24 de maio – dia nacional dos ciganos

Onde: Canal do You Tube do Fórum de Entidades e Página do Face da AEEC-MT

Horário: 19h às 20h (horário de Mato Grosso)

Transmissão simultânea

Canal do YouTube do Fórum: https://youtu.be/5zxqPhxe33g  

Canal do Facebook da AEEC-MT: https://url.gratis/RibYU8

Link para se inscrever e obter o certificado: https://forms.gle/Rz9eeyLJt75U1fwt7

Ficha Técnica

Mestra Maria Divina Cabral

Direção de Fotografia – Karen Ferreira

Concepção, Pesquisa e Direção de produção – Aluízio de Azevedo e Rodrigo Zaiden

Curadoria – Karen Ferreira, Aluízio de Azevedo e Rodrigo Zaiden

Assessoria para Ciência e Comunicação – Aluízio de Azevedo

Direção de Programação – Terezinha Alves

Direção de Arte – Rodrigo Zaiden

Produção Executiva – Fernanda Caiado e Lucélia Márcia Alves Pereira

Produções Locais – Nilva Rodrigues, Jéssika Lorraine, Audelena Cabral, Rosana Mattos, Suiani Pereira

Projeto Expográfico virtual – Rodrigo Zaiden e Aluízio de Azevedo

Designer Gráfico e Webdesigner – Vicente Ferreira

Maquiagem e Cabelo – Alisson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário