domingo, 23 de maio de 2021

Live “Protagonistas: mulheres ciganas, mil faces” ocorre nesta segunda (24 de maio)

Evento começa às 19h, marca o dia nacional dos ciganos em Mato Grosso e conta com roda de diálogo com a participação de mulheres romani 

Live será transmitida simultaneamente no Canal do You Tube do Fórum e na página do Face da AEEC-MT

Acontecerá nesta segunda-feira, dia 24 de maio, em comemoração ao dia nacional dos ciganos em Mato Grosso, a live de pré-lançamento da Exposição Multimídia “Calin”.  A exposição “Calin” integra o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SECEL-MT); que homenageia a raizeira e benzedeira de etnia Calon, Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense.

Realizada pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), em parceria com o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Brasileiro e o Centro de Direitos Humanos, Lúcia Gonçalves, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat); a live começará às 19h e será transmitida simultaneamente no Canal do You Tube do Fórum e na página do Facebook da AEEC-MT.

Durante a live serão exibidas 15 fotos que comporão a exposição “Calin”, que enfoca na resistência das mulheres ciganas de três municípios mato-grossenses: Rondonópolis, Cuiabá e Tangará da Serra. O evento será certificado pela Unemat e iniciará com mesa de abertura com a participação do secretário adjunto da SECEL-MT, Jan Moura, da presidente da AEEC-MT, Fernanda Caiado e da vice-coordenadora do Fórum (representando o ICOMOS Brasil) e professora da UFMT, Ana Carolina Borges.

Logo após a mesa de abertura ocorrerá a roda de diálogo “Protagonistas: mulheres ciganas, mil faces”. A ativista e cantora de etnia Rom, Aline Miklos, fará a mediação, conduzindo o diálogo com as outras convidadas, a Mestra Diva, a presidente da AEEC-MT, Fernanda Caiado, a superintendente da SECEL-MT e produtora, Keiko Okamura e a fotógrafa e cientista social, Karen Ferreira.

A roda de diálogo contará com debate, quando o público poderá fazer seus comentários. Ao final do evento será exibido o teaser de abertura da web série “Diva e as Calins”, um dos outros produtos transmídias que integram o projeto Diva e as Calins de MT. Os interessados em participar e receber certificação, devem se inscrever no seguinte link: https://forms.gle/Rz9eeyLJt75U1fwt7 .

Serviço: Live “Protagonistas: mulheres ciganas, mil faces”

Quando: Dia Nacional dos Ciganos – 24 de maio – segunda-feira 

Horário: 19h (horário de MT) e 20h (horário de BSB)

Onde: Canal do YouTube do Fórum: https://youtu.be/5zxqPhxe33g e Canal do Facebook da AEEC-MT: https://url.gratis/RibYU8

Texto: Aluízio de Azevedo, Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

Fotos: Karen Ferreira

Arte: Rodrigo Zaiden

Nenhum comentário:

Postar um comentário