sábado, 1 de maio de 2021

AEEC-MT participará de eleição para composição do Conselho Nacional de Igualdade Racial

A Assistente Social Terezinha Alves será a representante da AEEC-MT na eleição do Conselho e  a indicada da associação a participar do órgão. Crédito: Karen Ferreira

Ao lado de outras seis entidades brasileiras da sociedade civil organizada que representa povos e comunidades racializadas; a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) foi habilitada para participar das eleições onde serão escolhidos os novos integrantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), para o biênio 2021/2022.

O resultado da habilitação foi publicado no edital número 08 de 2021 pela Ministra da Mulher, da Família e Direitos Humanos, Damares Alves, no Diário Oficial da União de 19 de abril de 2021. Criada em setembro de 2017, a AEEC-MT tem atuado ativamente para valorização e conservação das culturas ciganas. 

O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial também reúne povos indígenas e de matriz africana, como povos de terreiro e quilombolas.

A presidente da AEEC-MT, Fernanda Alves Caiado, recebeu no último dia 29 de abril um e-mail com a convocação do Presidente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, para indicação do membro que vai representar a associação na reunião de seleção das entidades da sociedade civil que irão ocupar 12 vagas no Conselho.

A reunião para eleição ocorrerá no dia 10 de maio, entre 14h e 16h, por meio de videoconferência. A representante da AEEC-MT no encontro será a diretora de mobilização da instituição e atual representante titular dos povos ciganos no Comitê Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso (CEPCT-MT), Terezinha Alves. 

“Estamos muito felizes por termos conseguido alcançar esta habilitação. Isso significa, que apesar de sermos uma instituição bastante recente, com menos de quatro anos de fundação, já temos um trabalho que é reconhecido não só em nível estadual, como também nacionalmente”, comemora Fernanda.

Terezinha Alves - é cigana da etnia Calon, nasceu em Guiratinga-MT, tem formação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo a primeira pessoa de seu grupo a conquistar o ensino superior. Ela possui especialização em mediação e trabalha há mais de 20 anos com projetos sociais, principalmente, com foco na habitação.

Desde 2017, Terezinha voltou sua atuação para o movimento social cigano brasileiro, especialmente, no trabalho junto a AEEC-MT. Ela integra o grupo de trabalho de whats up criado pelo Senado Federal e o Ministério Público Federal para debater o projeto de Lei 248/2015, que cria o Estatuto Nacional dos Povos Ciganos.

Caso a AEEC-MT venha a ocupar o cargo no CNPIR ,Terezinha será a indicada da associação para ser conselheira nacional.

Texto: Aluízio de Azevedo


2 comentários:

  1. Meus parabéns a
    sociedade precisa de pessoas que sejam lideranças em quem possam se espelhar, isto é um dom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos por acompanhar nosso trabalho. Um forte abraço!

      Excluir