segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Exposição Fotográfica: estudantes ciganos de Goiás são destaque em evento da UFSCAR

 Minissérie Diva e as Calins de MT: exibida na abertura do evento, às 14h30 (Brasília) na Biblioteca

Produtos Culturais abordam a etnia Calon dos Estados de Goiás e Mato Grosso. Interessados podem conferir a exposição no período entre 08h e 21h.

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), terá a oportunidade de conferir a partir desta segunda-feira (12.09), no piso 2 da Biblioteca Central, a exposição fotográfica “Quebrando o Estereótipo Cigano: enxergando através dos olhos das crianças Calon em Trindade, Goiás”.

Contando com fotos de autoria de estudantes ciganos da etnia Calon, do município de Trindade Goiás (GO), a exposição tem curadoria e organização de Mariana Sabino Salazar, do departamento de Espanhol e Português, da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Mariana está cumprindo uma extensa agenda de trabalho no Brasil e aproveitou para pesquisar a temática que aborda no trabalho de doutorado na instituição.

A sua pesquisa sobre estereótipos e autorrepresentação também será discutida no curso Tópicos de Cinema na América Latina, quando o Prof. Arthur Autran e Mariana abordarão amplamente o estereótipo do negro e a cigana nos cinemas mexicano e brasileiro.

A abertura do evento ocorrerá na terça-feira (13/09) e contará com a exibição de três curtas-metragens abordando mulheres ciganas de Mato Grosso. Os curtas são episódios da série Diva e as Calins de Mato Grosso, que integra o projeto “Diva e as Calins de MT: Ontem, Hoje e Amanhã”. Aprovado no Edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de MT (SECEL-MT), o projeto premiou, por seus relevantes serviços prestados, como mestra da cultura mato-grossense, a raizeira e benzedeira cigana, Maria Divina Cabral, a Mestra Diva.

A Exposição segue até o dia 14/10 e é aberta também ao público em geral. De acordo com Mariana, será uma oportunidade muito rico levar para a academia trabalhos imagéticos que foram construídos por uma equipe cigana, como no caso do projeto Diva e as Calins, que foi executado pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso, com produção da Kaiardon Produções.

As fotografias expostas foram tiradas por alunos do 3º e 4º ano matriculados na Escola Municipal Juvenil de Freitas em Trindade durante a oficina “estereótipo e autorrepresentação” organizada por Maria Lucia Rodrigues a Mariana durante maio de 2022. “O nosso propósito é questionar a imagem do cigano na cultura popular brasileira. Uma imagem criada e promovida por pessoas pouco informadas que não pertencem a este grupo. Para desmontar o estereotipo do cigano, acredita-se na autorrepresentação como um potente antídoto. Nessa exposição, um grupo de crianças calon se mostram com seus próprios sonhos e dúvidas, assistindo a escola, fazendo parte da vida comunitária, divertindo-se com outras crianças”, explica a pesquisadora.

As crianças calon participaram de uma aula de fotografia e usaram câmeras descartáveis para obterem as imagens dessa exposição. Fotografaram em dois lugares e momentos específicos: Em um dia de atividades escolares e durante a celebração de Santa Sara Kali (dia do Povo Cigano no Brasil), celebrado a 24 de maio. Os seus nomes são: Renan Gabriel Suarez, Leandro Filho, Marcos Vinicius, Vitória Zamoro, Bruna Soares, Vitor Zamoro, Fernando Ferreira e Kave Soares.

Sinopse Diva e as Calins de Mato Grosso

Dirigido pelo cigano cineasta, Aluízio de Azevedo e com cinco episódios (8’ a 9’), a série homenageia, além de Diva, cinco mulheres ciganas raizeira e benzedeira, que reside no município de Rondonópolis (MT), também consideradas como mestras ciganas, cada uma delas foi homenageada com um episódio: sua tia Nerana Rodrigues (Tangará da Serra) e três primas, Irandi Rodrigues Silva (Cuiabá-Tangará da Serra), Nilva Rodrigues Cunha (Rondonópolis) e Terezinha Alves (Cuiabá).

Serviço

O que: Abertura da Exposição “Quebrando o Estereótipo Cigano: enxergando através dos olhos das crianças Calon em Trindade, Goiás”.

Quando: 13/09 Abertura e entre 12/09 e 14/10 aberta à visitação

Onde: Piso 2 da BCO

Horário da Abertura: 14h30 (horário de Brasília)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário