sábado, 25 de abril de 2020

AEEC-MT colabora com criação de portaria educacional voltada para povos itinerantes


Documento contempla todos os níveis educacionais do ensino básico, 
incluindo educação de jovens e adultos

A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) participa desde o início de março da elaboração de uma Portaria Educacional voltada para o atendimento aos povos ciganos e trabalhadores itinerantes, como circenses e de parques de diversão.

A normativa, que vem sendo chamada de “Portaria dos Povos Itinerantes”, é uma elaboração do Comitê Bicameral Educação em Direitos Humanos (CBEDH) do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT) e terá efeito para toda educação básica, incluindo a educação de jovens e adultos.

A participação da AEEC-MT na elaboração do documento, que tem previsão para ser lançado ainda neste ano, ocorreu na revisão e colaboração da portaria, por meio de parecer educacional; e a participação do Assessor para a Ciência e Comunicação da organização em duas reuniões do CBEDH/CEE-MT.

Além de colaborar na elaboração da portaria, a AEEC-MT também colaborará na revisão do documento orientativo à normativa, que serve de subsídio para a aplicação, divulgação e circulação da portaria pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) a toda a rede pública e privada do sistema estadual de ensino.

Nesse texto, irão recomendações sobre os processos históricos das comunidades ciganas, suas diversidades étnicas e culturais, costumes, tradições, leis e datas comemorativas importantes para essas populações. Também constarão questões de reconhecimento identitário, garantindo educação a todos os níveis de ensino da educação básica.

A avaliação da diretoria da AEEC-MT é a de que o trabalho educacional de base junto à comunidade cigana mato-grossense é fundamental para a inclusão social de todas as pessoas do grupo.

Da Assessoria de Comunicação da AEEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário