quinta-feira, 30 de abril de 2020

Artigo: Levantando-se contra o anticiganismo durante a pandemia


Acampamento cigano de Nova Canaã*

**Por Drs. Aluízio de Azevedo Silva Júnior and Margareta (Magda) Matache

Em todo o mundo, uma tendência violenta e perturbadora de atos racistas anti-romani por parte da polícia, formuladores de políticas, mídia e outros está colocando em risco as famílias e comunidades romani durante a pandemia do COVID-19.

Também somos atacados quando nos manifestamos contra essa injustiça. Por exemplo, um artigo sobre o racismo anticigano publicado pelo “Libertatea”, um conhecido jornal romeno, foi rapidamente rebatido por vozes racistas, de extrema-direita e populistas. Somente a conta do Facebook do editor Libertatea recebeu mais de 650 mensagens em 24 horas, a maioria delas odiosa ou ofensiva.

Uma mensagem dizia: “os únicos líderes que conseguiram fazer uma mudança real [na Romênia] foram Antonescu [o líder pró-nazista que ordenou a deportação de Ciganos para a Transnístria nos anos 40, o que resultou na morte de mais de 25.000 pessoas] e Ceausescu [o ditador]. ” Os comentários da supremacia angustiaram e inspiraram um romeno anti-racista a criar uma nuvem de palavras intitulada "27 minutos de racismo".

Este incidente é apenas um exemplo da onda de ódio e racismo antiromani observada durante a pandemia do COVID-19, situação que põe em evidência os desafios que os romani enfrentam. Durante séculos, as desigualdades estruturais perturbaram a vida das comunidades ciganas em todos os lugares. Excluídos historicamente, as pessoas romani foram afetadas pela pobreza racializada, enfrentaram sérios desafios econômicos e têm acesso limitado a água, alimentos e serviços de saúde pública imparciais.

Felizmente, um número considerável de ativistas, organizadores da comunidade, estudiosos e aliados se mobilizaram para apoiar comunidades ciganas pobres com comida e suprimentos durante este período desafiador. Mas isso é apenas uma gota no oceano!

Embora esse apoio atenda às necessidades imediatas de saúde e segurança de um pequeno número de pessoas, a maioria das comunidades ciganas continua vivendo na exclusão, pobreza e medo. À medida que o racismo antiromani se espalha sem controle, mais pessoas ciganas têm medo de compartilhar seu senso de herança identitária, optando por mantê-lo de maneira privada e segura sob os telhados de suas casas.

O mundo desconhece amplamente as lutas que ativistas romani nas Américas e em outras partes do mundo enfrentam hoje, durante a crise e todos os dias. Em resposta, ativistas e estudiosos têm documentado o racismo antiromani. Da Espanha à Eslováquia, Bulgária e Romênia, contamos, compartilhamos e arquivamos as histórias de ódio, notícias falsas e medidas anticiganas. Outros estão tentando se manifestar usando os poucos fóruns públicos que encontram, incluindo as mídias sociais.

Mas é preciso fazer mais para proteger a saúde e os direitos das pessoas ciganas no momento. Por exemplo, o racismo antiromani corre solto no Brasil, lar da maior população cigana da América Latina.

No final de março, os municípios de Cachoeira do Sul, Imbituva e Dois Vizinhos expulsaram grupos itinerantes do tronco étnico Kalon de seus territórios. Além disso, em abril, a cidade de Guarapuava também tentou expulsar outro grupo romani. Como os municípios da Bulgária, Romênia e Eslováquia, autoridades desses municípios brasileiros justificaram suas ações injustas culpando e retratando incorretamente as pessoas ciganas como vetores principais da transmissão de coronavírus. Felizmente, a expulsão foi interrompida pelo Ministério Público.

Nós não podemos ficar de braços cruzados enquanto nossas comunidades são colocadas como bode expiatórias e submetidas a tratamentos desumanos. A hora da ação urgente é agora. No início deste mês, associações, grupos de pesquisa e ativistas ciganos no Brasil denunciaram o racismo anticigano e emitiram um chamado à ação.

Durante esses tempos perigosos, os povos ciganos - especialmente advogados e estudiosos - devem criar uma ponte para fortalecer a solidariedade, organização e mobilização em nossa comunidade global. Até o momento, houve apenas algumas oportunidades de colaboração em diferentes continentes, explorando as possibilidades de um movimento romani global sustentado, como o primeiro congresso romani mundial de 1971. Mas precisamos nos mobilizar pela justiça e por uma participação política, econômica e cultural justa e robusta das pessoas ciganas.

Os ciganos também precisam de mais aliados, entusiastas para se manifestar contra o racismo antiromani. Precisamos de anti-racistas de todas as origens para liderar pelo exemplo. Vamos todos nos solidarizar com nossas irmãs e irmãos romani!

** Dr. Aluízio de Azevedo Silva Júnior, é ativista Romani, doutor em Comunicação e Saúde Cigana

** Dr. Magda Matache é diretora do Programa Romani do FXB Centro da Universidade de Harvard


*Crédito: Aluízio de Azevedo Silva Júnior.

Disponível originalmente em: https://fxb.harvard.edu/2020/04/30/standing-up-against-anti-romani-racism-covid19/

Nenhum comentário:

Postar um comentário