terça-feira, 25 de janeiro de 2022

IMIGRANTES E CIGANAS: Lançamento audiovisual em dose dupla no Cine Teatro Cuiabá

Obras estarão disponíveis também no canal do You Tube da Kaiardon Produções entre 19h do dia 25 até às 19h de 26 de janeiro: https://www.youtube.com/channel/UC7U0JDwupdvqP-60tnphUKA

No próximo dia 25 de janeiro (terça-feira), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá, os amantes das artes, da cultura e sensibilizados com as questões da imigração negra e da vida cigana, terão a oportunidade de assistir dois produtos audiovisuais que abordam esses temas: o curta metragem “Intersecção – A História de Quem Migra” e a minissérie em cinco episódios “Diva e as Calins de MT”.

As obras audiovisuais foram produzidas pela Kaiardon Produções e patrocinadas pela lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT), por meio dos editais MT Nascentes e Conexão Mestres da Cultura, respectivamente.

Dirigido por Rodrigo Zaiden (Chapada dos Guimarães-MT), com direção de fotografia de Maira Zenun (Lisboa – Portugal) e produção executiva de Rauta (Belo Horizonte-MT); “Intersecção – A História de Quem Migra” aborda a imigração negra e seus cruzamentos em Cuiabá e Lisboa.

Já Diva e as Calins de Mato Grosso é realizada pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), com direção de Aluízio de Azevedo, direção de fotografia de Karen Ferreira e produção executiva, de Fernanda Caiado e Lucélia Márcia Pereira de Lima.

A minissérie é um dos produtos transmídias do projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, que premiou a raizeira e benzedeira cigana, Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense. E retrata a história de vida de Diva e outras quatro mulheres ciganas, Nerana, Irandi, Terezinha e Nilva, todas de sua idade e também consideradas como mestras da cultura cigana da etnia Calon.

Serviço

O que: Lançamento do curta metragem “Intersecção – A História de Quem Migra” e da minissérie “Diva e as Calins de MT”

Onde: Cine Teatro Cuiabá

Quando: 25 de janeiro (terça-feira)

Horário: 19h



Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Texto: Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT e Kaiardon Produções

Fotos: Karen Ferreira e Maíra Zenun





Nenhum comentário:

Postar um comentário