Por Aluízio de Azevedo, com informações de Alicia Gubitsch
A cantora, compositora, pesquisadora e ativista de origem cigana Rom-Kalderash, Aline Miklos e a banda “Pájaro Negro”, acabam de lançar Kalo Chiriklo, um projeto musical e social, que brinda o público com belíssimas canções, num álbum recheado de tradição, mas com um genial toque de inovação. Trata-se de um projeto de pesquisa e composição que traz o universo romani, a partir da musicalidade e da mitologia.
Kalo Chiriklo, no idioma romani, significa Pássaro Negro e expressa a alma do projeto e dá nome ao conjunto, em espanhol, “Pájaro Negro”, que, além de Aline Miklos, na direção geral, letra, composição, voz e percussão, é composto pelos músicos Kostas Zigkeridis, em composição, acordeon e direção musical, Juan Bayón no contrabaixo, Juan Olivera, na composição, trompete e flauta; e Agustín Raubian na percussão.
“É uma satisfação imensa. Um projeto que tem muito haver com a minha vivência e experiência, minha família, com tudo que vivi no Brasil, na França, na Argentina. Com o fato de ter tocado com músicos ciganos de vários lugares do mundo, que me ensinaram muito, disponibilizaram arquivos de música. Sempre achei que precisava transformar toda essa vivência e pesquisa em alguma obra. Se fosse pintora, seria um quadro, se fosse escritora seria um livro, mas eu sou música; então, eu consegui transformar isso em um CD”, conta Aline.
As obras são inspiradas em lendas de origem cigana e em lendas acerca dos povos ciganos originadas pela população não-cigana em países da América Latina, como Brasil e Argentina; e de Europa, como Espanha e Romênia. Por meio da linguagem artística, Kalo Chiriklo, busca visibilizar, questionar e desmentir as calúnias, discriminações e estereótipos que se cometem contra os povos ciganos.
“É um agradecimento também que tenho mtio grande, agradeço a todos que participaram, minha família, os músicos que toquei na França, os que toquei aqui na Argentina também, que foram maravilhosos e trouxeram toda experiencia e bagagem deles para o CD”, emociona-se a cantora.
De acordo com Aline Miklos, “a cultura é um fato
social e não há nada mais eurocêntrico e fora da realidade do que a ideia de
uma arte autônoma, independente das demais esferas da vida”. Segundo a cantora,
desde que começou o projeto, coordenado com o acordeonista grego Kostas
Zigkeridis, procurou “expressar através da música uma visão crítica do lugar
ocupado pelas comunidades ciganas / ciganas na nossa sociedade. Por isso, cada
música da nossa composição é uma resposta, ou um grito de protesto, a todos os
preconceitos enfrentados pelas comunidades ciganas no mundo”, explica.
O nome do conjunto e do álbum foi retirado da letra de uma canção anônima, provavelmente concebida por uma mulher cigana presa no campo de concentração de Auschwitz, na Alemanha. Na letra, ela pede a um pássaro preto (kalo chiriklo em cigano) para dizer à família que, apesar das dificuldades, ela voltará para casa. Já o repertório do álbum inclui cinco composições do conjunto e três canções tradicionais ciganas, com arranjos próprios. Todas são interpretadas com uma abordagem contemporânea e em diálogo com ritmos latino-americanos.
Outras informações podem ser acessadas no site do
projeto: www.kalochiriklo.org
Links para o álbum online (só foi lançado em
formato digital)
Black Bird no YouTube: https://cutt.ly/fmJFio7
Black Bird no Spotify: https://cutt.ly/tmJDViN
Sobre Aline Miklos
É compositora, letrista, cantora, historiadora da arte, produtora cultural e ativista pelos direitos culturais de grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Por mais de 15 anos, ela é uma defensora dos direitos das minorias e dos direitos culturais. Na Argentina, desde 2016 coordena o projeto "Kalo Chiriklo - Latin American Romani Music". É também Diretora e co-criadora do festival “FESTIVAR - festival de projetos culturais com impacto social”, ambos financiados pelo MECENAZGO.
Além disso, Aline Miklos é doutoranda em História da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e pela Universidade de São Paulo (USP). Obteve o Bacharelado em História (USP) em 2007 e o Mestrado em História da Arte (EHESS) em 2009. Desde muito jovem conciliou os estudos acadêmicos com o ativismo e a carreira musical.
Lista de canções de Pájaro Negro
1. Ramajana (Compositor: Saban Bajramovic)
2. Fantasía (Compositor Konstantinos
Zigkeridis)
3. Maldición ( Música: Aline
Miklos// Letra Aline Miklos - Arreglos Konstantinos Zigkeridis)
4. Salto del Gitano (Música: Aline
Miklos/ Konstantinos Zigkeridis/ Letra Aline Miklos)
5. Lumai (Autoría anónima)
6. Vanushka (Música Aline Miklos/
Letra Aline Miklos/ Arreglos: Juan Olivera)
7. Clavo Santo (Compositor:
Konstantinos Zigkeridis)
8. Samudaripen (Autoría
anónima)
Ficha técnica
Año de Edición: 2021
Discográfica: Club del
disco
Idea y Dirección general: Aline Miklos
Director musical: Kostas
Zigkeridis
Fotos: Sol Janik
Diseño gráfico: Sol Janik y Tomás
Zambonini
Apoyo institucional cultural: Mecenazgo del Ministerio de Cultura de la Ciudad de Buenos Aires
Lugar: Buenos
Aires
Músicos de Kalo Chiriklo: Aline Miklos (letra, composición, voz y percusión), Kostas Zigkeridis
(composición y acordeón y dirección musical), Juan Olivera (composición,
Trompeta y flauta), Juan Bayon (contrabajo), Agustín Raubian (percusión).
Músicos invitados: Juan Romero (cajón), Diego Rodriguez (guitarra flamenca), Alejandro
Flores (Rik y Derbak)
Técnicos: Andrés Marino
(técnico de grabación y mezcla), Pablo López Ruiz (masterización)
Nenhum comentário:
Postar um comentário