domingo, 9 de fevereiro de 2020

Comunidade cigana em Festa: Cigana baiana, dona Budel, completa 100 anos

Denerval Maria da Costa Braga , a dona Budel, é muito respeitada 
em todas as comunidades ciganas da Bahia

Por Florisvaldo

Hoje foi um dia muito especial para a senhora Denerval Maria da Costa Braga, para seus familiares, parentes e amigos. Dona Budel, como é carinhosamente chamada comemorou um centenário de vida. 

Ao lado da grande família cigana e das muitas amizades que construiu ao longo da vida simples e nômade esse momento contou com a presença do Pe Frei Marconi Ramos, MsS que deu a bênção por tão grande dádiva.


Demerval Maria da Costa Braga, ou dona Budel como é chamada, morando atualmente na cidade de Queimadas/Ba, nasceu no dia 25 de janeiro de 1920 na localidade onde hoje atualmente é a cidade de Quijingue-Ba.

“Que Santa Sara Kali, a escolhida pelos ciganos para dedicarem toda a sua devoção interceda junto ao Pai as bênçãos necessárias a aniversariante e que possamos a cada dia mais aprender com sua sabedoria pelo centenário vivido até aqui” ressaltou o Pe Frei Marconi Ramos, MsS.

No Brasil, originários provavelmente da Índia, os ciganos chegaram na segunda metade do século XVI, vindos de Portugal. É provável que os primeiros ciganos vindos de Portugal tenham chegado ao Brasil nas décadas de 1560 e 1570.

Familiares e Convidados usando os trajes tradicionais da origem cigana

Disponível em: https://www.portaldenoticias.net/ffsantos/a-comunidade-cigana-de-queimadas-e-cidades-adjacentes-no-sertao-baiano-estao-em-festa-a-cigana-mais-idosa-da-regiao-recebe-bencao-por-completar-100-anos-de-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário