domingo, 9 de fevereiro de 2020

Na mídia: Famílias de ciganos acampam nos trilhos da NOB e geram medo e fascínio aos três-lagoenses


Poder público disse que Assistência Social não pode inferir e deduzir como, 
onde e de que forma devem viver os ciganos.

Por: Deyvid Santos
Rádio Caçula FM

TRÊS LAGOAS (MS) – Dezenas de ciganos estão utilizando uma parte da estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) como lar temporário em Três Lagoas. O grupo montou acampamento na última semana e pretende continuar no município até o dia 15 de fevereiro.

Recentemente diversos três-lagoenses entraram em contato com a Rádio e TV Web Caçula para denunciar o povo cigano. Muitos apontaram para a falta de segurança que o acampamento traz ao local. Outros citaram que o grupo estava acompanhado de crianças, que não frequentam escolas. Mas, a principal queixa foi o fato de estarem utilizando antigos vagões como banheiros.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas para saber o que poderia ser feito no caso. Através de nota, o poder público disse que Assistência Social não pode inferir e deduzir como, onde e de que forma devem viver os ciganos, mas que no caso de solicitação ações como acolhidas, oficinas com as famílias, ações comunitárias, particularizadas e encaminhamentos poderão ser realizados.

"É importante ressaltar que as atividades não devem estereotipar a cultura cigana, devem ser pensadas para eliminar preconceitos e garantir direitos a esses povos", diz parte da nota.

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) São João realizou visita e orientações as famílias, que informaram estar apenas de passagem no município com pretensão de saída prevista para antes do dia 15 de fevereiro. Afirmaram ainda que no momento estão vendendo enxoval (como guardanapos e outros) na cidade e não estão em situação de insegurança alimentar e financeira.

A reportagem também falou com moradores da região da Vila dos Ferroviários. Enquanto alguns se disseram incomodados com os constantes "pedidos de favores" – como água e carregar celular - outros demonstraram ser indiferente ao acampamento.

As famílias informaram que estão recebendo doação de água advinda da antiga Citocal para manuseio nas necessidades básicas e também se utilizam das instalações sanitárias na Praça Ramez Tebet, negando fazer uso dos vagões abandonados como banheiros. A equipe da secretaria não informou se foi identificado algum vestígio de que os vagões estivessem sendo utilizados com esse propósito.

Na última semana, o Conselho Tutelar do município também esteve no local para orientações às famílias. Caso permaneçam em Três Lagoas deverão matricular as crianças e adolescentes na escola.
Medo e fascínio acompanham a vida cigana em qualquer cidade por onde passam. E o princípio norteador do atendimento às famílias ciganas desenvolvido pela Assistência Social de Três Lagoas – que seguem as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social - é o respeito a identidade étnica e a autodeterminação, respeito às tradições e manifestações culturais, às formas próprias de organização social, às formas de cuidados com os filhos, respeito a religiosidade e a situação itinerante, quando for o caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário