segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

MPF recebe Associação de Etnias Ciganas para tratar eventos relativos ao Maio Cigano em MT

As ações serão realizadas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e têm como objetivo a valorização e visibilidade das culturas e identidades romani

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, recebeu, esta semana, representantes da Associação Estadual das Etnias Ciganas (AEEC/MT) para tratar dos eventos que serão realizados no mês de maio, alusivos ao Maio Cigano, em Mato Grosso (MT). No dia 24 é comemorado o Dia Nacional dos Ciganos. As ações serão realizadas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e têm como objetivo a valorização e visibilidade das culturas e identidades romani. A reunião ocorreu no dia 3 de fevereiro.

O procurador da República, Ricardo Pael, titular do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais em Mato Grosso, ressaltou que tem percebido que um das prioridades dos povos ciganos é a questão da visibilidade. “O cigano tem que conseguir ser enxergado pela população mato-grossense, até para evitar respostas afirmando que não se pode fazer nada, já que em Mato Grosso não tem cigano. Isso é fruto da ignorância e do desconhecimento. É preciso que os ciganos apareçam. O mato-grossense tem que saber que tem cigano no estado”, destacou.

A programação, prevista para maio, inclui diversas atividades de valorização, registro e divulgação das identidades e culturas romani, por meio de quatro focos principais: o científico, o político, o artístico-cultural e o comunicacional.

Além disso, no encontro com Ricardo Pael, os membros da Associação Cigana apresentaram demandas que objetivam a reparação histórica e a justiça social, por meio da construção de políticas afirmativas e defesa dos diretos humanos, além de ações de combate ao racismo e ao preconceito histórico contra as pessoas ciganas. O procurador destacou que vem dialogando com a comunidade cigana desde 2018, quando membros da AEEC/MT participaram do evento Maio Cigano promovido pelo MPF e garantiu que o órgão será correalizador do projeto.

A diretora de mobilização da AEEC/MT, Terezinha Alves, ressaltou que a parceria com o MPF representa um avanço para as comunidades ciganas, que apesar de estarem no Brasil desde as primeiras décadas da colonização, só passaram a ser reconhecidas pelo estado brasileiro como colaboradores da cultura e da identidade nacional a partir da criação do dia nacional dos ciganos, em 2006 e após a aprovação do Decreto Presidencial 6.040 de 07 de fevereiro de 2007, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
www.mpf.mp.br/mt
prmt-ascom@mpf.mp.br
(65) 3612-5083

Disponível em: http://www.mpf.mp.br/mt/sala-de-imprensa/noticias-mt/pf-recebe-associacao-de-etnias-ciganas-para-tratar-dos-eventos-relativos-ao-maio-cigano-em-mato-grosso?fbclid=IwAR1HIctHwSQeUSLmX7xJp3n0y0TeBGvvTTzy1QrN9r919VJmdEbo-o3H0S4

Nenhum comentário:

Postar um comentário