segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

UFMT recebe associação para discutir inclusão cigana


Programa de inclusão cigana buscará atender alunos na graduação e pós-graduação 

Do site da UFMT

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, reuniu-se com a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), para discutir a criação de políticas afirmativas voltadas para essa comunidade. A proposta visaria realizar uma reserva de vagas remanescentes em cursos de graduação e pós-graduação.

“A UFMT tem como pauta prioritária a inclusão e o reconhecimento da diversidade; então, reconhecer a comunidade cigana, para nós também será um avanço bastante importante para a universidade. Penso que para a continuidade, já encaminhamos aqui várias questões de possíveis ações afirmativas na pós-graduação, na graduação, eventos, pesquisa, então, faço uma avaliação bastante positiva da reunião e tenho a expectativa que a UFMT será uma parceira muito importante para a comunidade cigana”, ponderou Myrian Serra.

Primeira cigana mato-grossense a cursar ensino superior na UFMT na década de 90 e atual diretora da mobilização da Associação Cigana, Terezinha Alves, que é formada em serviço social, comemorou a receptividade da direção da UFMT. 

“Estamos no Brasil há quase 500 anos e chegamos expulsos de Portugal por sermos ciganos. Aqui sofremos perseguições, com políticas anticiganas aplicadas pelo Estado brasileiro. Disseminaram-se estereótipos, racismo e discriminação, que invisibilizam as culturas e identidades ciganas. Assim, ações como essas reparam historicamente essas questões e valoriza-nos com a oportunidade de cursar graduação, mestrado e doutorado numa instituição respeitada como a UFMT”, afirmou Terezinha.

Também na oportunidade, a AEEC-MT solicitou apoio da UFMT para realização de um evento que tem como objetivo visibilizar as demandas sociais, políticas, acadêmicas e culturais das comunidades ciganas, a ocorrer no dia nacional dos ciganos, que se comemora todo dia 24 de maio, desde o ano de 2006. Entre as atividades do evento está previsto um seminário científico na instituição, que abordará temáticas importantes relacionadas aos direitos humanos dos povos ciganos e à pesquisa acadêmica.

O diálogo para o seminário, que contará com mesas redondas com especialistas, pesquisadores e militantes ciganos e de outras minorias étnicas, será realizado em parceria com o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Artes e Comunicação (GPEA), da UFMT, cuja coordenação é da professora Michèle Sato.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), professora Lisiane Pereira de Jesus, a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação (Propg) Ozerina Victor de Oliveira e a Pró-Reitora de Assistência Estudantil (Prae), Erivã Garcia Velasco.


Do Site da UFMT
Disponível em: https://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/47675/Cuiaba?fbclid=IwAR0rRxX3myMcDGFDb7YeTiD-75MBBmpAgS479oQ9KuaU_fyxiYTwa0YbAmE

Nenhum comentário:

Postar um comentário