quinta-feira, 8 de abril de 2021

"O meu sonho é que essa data vá para os calendários das escolas e das pessoas em suas casas", almeja Daiane da Rocha

As crianças precisam saber de uma história real, de um povo real, que merece ser respeitado", diz Daiane 

Fomos ouvir o relato de pessoas ciganas sobre o dia internacional dos ciganos, que se comemora a 08 de abril e Daiane da Rocha Bian, secretária geral da Associação Nacional das Etnias Ciganas (ANEC) concedeu o seu depoimento.

Residindo em Brasília (DF), onde possui importante atuação junto ao conselho de Mulheres, Daiane da Rocha Bian, considera que as datas comemorativas, como o dia Internacional dos Ciganos, ou o Dia Nacional dos Ciganos, que no Brasil ocorre em 24 de maio, “é importante para reafirmar as lutas constantes de um povo existente, que faz parte da história humana”.

“O meu sonho é que esta data vá parar os calendários, que as pessoas tenham acesso ao calendário oficial, marcando o dia do cigano. Isso é muito importante para que a sociedade e o governo parem para pensar, que as pessoas ciganas sejam lembradas, respeitadas. Significa o reconhecimento de uma cultura, de uma luta, do povo cigano no mundo, de sua trajetória e de toda a sua participação na humanidade, no dia a dia, na construção mesmo da história do mundo”, emociona-se Daiane.

Pondera a secretária geral da ANEC, que será importante a data seja conhecida e comemorada nas escolas. “Também almejo que o dia nacional e o dia internacional do povo cigano vão para dentro das escolas. Da mesma forma como comemoram o dia do índio, que elas também comemorem os nossos dias e que as professoras falem para seus alunos: ‘olha você sabe que hoje é o dia internacional dos ciganos’; fazendo um trabalho didático nas séries menores, no pré, para que as crianças saibam sobre o nosso povo, de maneira que seja construída uma história real junto as criança, de um povo real que merece ser respeitado!”

Texto: Aluízio de Azevedo

Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário