sexta-feira, 4 de março de 2022

Conselheira Nacional do CNPPIR, Terezinha Alves, participa da V Conferência Estadual de Igualdade Racial em MT

Terezinha Alves representa os povos ciganos no Conselho que é vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A calin Terezinha Alves, representante dos povos ciganos no Conselho Nacional de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR), participou nesta quinta (03) e sexta (04.03) da V Conferência Estadual de Igualdade Racial de Mato Grosso.

O evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso e reúne delegados de 141 municípios mato-grossenses, oriundos de vários segmentos, como indígenas, quilombolas, povos de terreiro, pantaneiros, pescadores, movimento negro e outros povos e comunidades tradicionais racializados.

Durante sua fala no evento, Terezinha, que também é diretora de Assistência Social da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), falou sobre a concentração de comunidades ciganas nos municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra e Cuiabá.

Ela também solicitou apoio de todos os presentes para incluir os povos ciganos nas políticas públicas de todos os setores, especialmente educação e saúde.

“Pedimos apoio para incluir as comunidades ciganas nas políticas de saúde e educação, temos um grande número de pessoas ciganas ainda analfabetas”, destacou ela no vídeo.

Por ser Conselheira Nacional, Terezinha é membra nata da Conferência Nacional, que deve ocorrer entre maio deste ano e maio do ano que vem.

Texto: Aluízio de Azevedo

Foto e vídeo: Marcos Gattas

#ciganos #ciganas #gitanos #gitanas #calon #calin #romani #roma #gypsy #mt #matogrosso #igualdaderacial #cnppir #brasil #conferência #direitoshumanos #povosciganos #políticaspúblicas #cuiaba #tangaradaserra #rondonopolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário