terça-feira, 29 de março de 2022

Mesa da Reunião de Antropologia Equatorial debate saúde cigana no Brasil

Evento ocorre de forma online e debate a produção em antropologia nos países equatorianos

“Ciganos e Política de Saúde Pública no Brasil”. Este é o tema de mesa redonda (MR20) que será realizada no dia próximo dia 25 de abril (segunda-feira) durante a VII Reunião Equatorial lde Antropologia (REA): Migrações, Deslocamentos e Diásporas: Violações de Direitos”, que ocorrerá de forma online entre os dias 25 e 29 de abril.

A Mesa redonda será coordenada pelos professores doutores Maria Patrícia Lopes Goldfarb (UFPB) e Felipe Berocan Veiga (UFF). Já o debate ficará por conta de Mércia Rejane Rangel Batista (UFCG).

Entre os convidados para participar da mesa estão: o Assessor para Ciência e Tecnologia da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), Aluízio de Azevedo.

Além disso, também participarão como convidados o doutor Suderlan Sabino (UNB); a mestre Luana Medeiros (UFPB); e a mestranda Cicera Mangueira.

Interessados em participar têm de se inscrever na VII REA, que tem políticas de incentivo a estudantes de graduação e pós-graduação de etnias indígenas, quilombolas e ciganas.

Para inscrição, basta acessar o site do evento: https://www.even3.com.br/7rea/

Veja abaixo o resumo da proposta:

Dentre as Ciências Humanas, a Antropologia tem se voltado para a realização de estudos etnográficos, históricos ou documentais sobre os grupos Rom/ Ciganos no Brasil. Observamos a produção de pesquisas etnográficas que nos informam sobre as situações sociais em que vivem tais grupos, destacando aquelas que versam sobre as questões identitárias, os processos diaspóricos e as complexas formas de interação com a população não-cigana (gadjé). 

Apesar da crescente quantidade e qualidade das produções, ainda são poucos os diálogos entre pesquisadores de diferentes áreas do saber, especialmente no campo da saúde, em um contexto nacional drasticamente afetado pela pandemia de covid-19. 

A proposta desta Mesa Redonda é discutir questões que envolvem a saúde da população cigana no Brasil, de modo que ativistas e pesquisadores de diferentes áreas encontrem nesta oportunidade um espaço de debate, visando discutir transversalmente questões que envolvem a identidade étnica cigana e o acesso problemático às políticas de saúde pública no Brasil, no contexto de relações de poder e de dominação historicamente construídas, que por um lado reproduzem modos de subjetivação e de sujeição na qual foram e são forjados, mas que por outro também ensejam novas formas de resistência e demandas por direitos, visibilidade e reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário