quarta-feira, 2 de março de 2022

Filme “Debaixo das lonas, tudo é mais bonito!” estreia nessa sexta (04.03)

 Película adentra circos, tendas, marquises e barracas para retratar os povos ciganos de tradição circense, com foco na vida da artista "Tati, a Cigana" (Foto)

Cigano da etnia Calon, jornalista, ativista, pesquisador, diretor de cinema e artista nascido e criado no circo. A definição de multi é pouca para Roy Rogeres, que vem conquistando espaço cada vez maior junto ao movimento cigano brasileiro e aos cenários artístico e circense. Na próxima sexta-feira (04 de março) estreia seu primeiro documentário, “Debaixo das Lonas, Tudo é mais bonito!”. Com trinta e cinco minutos, o filme estará disponível a partir de 20h (de Brasília), no canal da produtora “Mulher de Bigode Filmes”, na plataforma do You Tube: www.youtube.com/mulherdebigodefilmes.

A obra cinematográfica projeta luz para as culturas e tradições do povo cigano e circense ao descortinar a história de Irisma Fernandes, mais conhecida como “Tati, à Cigana”. Pertencente a etnia “Calon”, a artista da terceira geração dos Fernandes - uma das maiores e mais tradicionais famílias Ciganas e Circenses do Brasil - viveu itinerante em mais de vinte circos, passando por diversos estados brasileiros.

Atualmente e para assegurar a formação escolar das filhas; a artista abdicou da vida nos circos e fixou acampamento na comunidade “Umburaninha”, povoado “Crenguenhem”, na região de Tucano-Bahia/Território Identitário do SISAL, onde as cenas foram gravadas.

Filha primogênita dentre seis, Irisma assumiu muitas responsabilidades após a morte precoce do pai – Roy Rogeres Fernandes, assassinado aos 33 anos, durante o espetáculo de matinê do Circo Mexicano. A ela coube manter e repassar as tradições ciganas e circenses aprendidas com o pai, avós, tios e tias para os seus irmãos: Liberta Lamarks, Luanna Marylack, Roy Rogeres Filho, Kimberly Maclaynny e Keôma Kewwynny, e para os filhos: Igor Matheus, Jeniffer e Yasmynny Fernandes, além dos netos e netas.

Nascida e criada debaixo das lonas, aos sete anos deu os primeiros passos como equilibrista no arame esticado. Foi dançarina, atuou em números de mágica, seguiu trapezista, bailarina do ar na corda indiana e em tecido, sendo a primeira jovem mulher a se arriscar no “escadete” (escada giratória) -  impressionante número circense que exige demasiada força e equilíbrio, geralmente praticado por homens. Especializou-se em números aéreos de alto nível de dificuldade, tornando-se uma das mais destacáveis artistas circenses brasileiras, chegando a receber propostas internacionais.

Em seu itinerário, atuou debaixo das donas dos circos Arte Palácio, Mexicano, Circo D ́Líbano, Circo Porto Rico; Circo Los Campelos, Circo D’ Itália, Norte Americano, Circo Santini, Real Plaza, Circo do Palhaço Repolho, Circo Big Brother, Miraculous, Circo do Palhaço Fuxiquinho, Espacial, Circo Irmãos Fernandes, Circo Real Estrelar, dentre outros, até concretizar o sonho de ter o próprio circo, o “Koliseu”, percorrendo centenas de cidades do Brasil em quase todos os Estados.

O documentário ganhou vida por meio de parceria com a produtora “Mulher de Bigode Filmes”. Premiado com a maior pontuação do território identitário do SISAL, o filme quer contribuir no combate ao preconceito, e a propagação de estereótipos atribuídos aos povos ciganos, especialmente, os de tradição circense, a fim de valorizar e ressaltar os aspectos positivos destas culturas. E tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PPAB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 



FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Roy Rogeres Fernandes Filho

Direção de Fotografia, Montagem e Cor: Letícia Ribeiro

Direção de arte: Roy Rogeres Fernandes Filho

Produção: Roy Rogeres Fernandes Filho & Mulher de Bigode Filmes

Assistente de Direção e Produção: Thierri Moitinho

Som Direto: Ronne Portela

Fotos: Bárbara Jardim

Arte gráfica: Camila Camila

Cenografia: Pitô

Figurino: Irisma Fernandes (Tati)

Maquiagem: Jeniffer Fernandes

Assistente de produção: Nena Fernandes

Assesoria Mídias Digitais: Yasmynny Fernandes

Assessoria de Comunicação: Roy Rogeres Fernandes Filho

Produção de Set: Bruna Santana, Jeniffer Fernandes, Yasmynny Fernandes

Trilha Sonora:

"BETCHARI" - GRUPO ENCANTO CIGANO

"TU MAI LÊ" - GRUPO ENCANTO CIGANO

"LAMENTO CIGANO" – ALEX FLORES (GRUPO RORARNI)

Texto: Assessoria de Imprensa do projeto
Fotos: Barbara Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário