quinta-feira, 3 de julho de 2025

Inscrições para cursos EAD da UNEB com cotas para ciganos encerra hoje

Inscrições estão abertas até esta quinta-feira (3 de julho) em 12 cursos

Rodolpho Bohrer·2 de julho de 2025

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), está com inscrições abertas até esta quinta-feira (3 de julho) para 2.296 vagas distribuídas em 12 cursos de graduação na modalidade a distância, com ingresso no segundo semestre deste ano.

De acordo com o edital, os cursos estão organizados em duas categorias: três tecnológicos e nove licenciaturas. Entre os cursos tecnológicos, estão disponíveis as graduações em Gestão Ambiental, Gestão Comercial com Ênfase em Afroempreendedorismo e Gestão de Turismo. Já no campo das licenciaturas, os interessados podem optar por Ciências da Computação, Educação Física, Educação Inclusiva, Geografia, História, Letras – Português, Letras – Inglês, Matemática e Pedagogia.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site inscricao.uneb.br/pseunead2025, onde também está disponível o edital completo. Toda a documentação exigida precisa ser anexada eletronicamente no momento da inscrição. A seleção ocorrerá por meio da análise do desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou, em alternativa, por meio da média geral do histórico escolar do ensino médio.

Política afirmativa

Das vagas disponíveis, 40% são reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos. Há ainda a previsão de vagas para diversos grupos sociais: 5% para indígenas, 5% para quilombolas, 5% para ciganos, 5% para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação, e 5% para pessoas trans, travestis e não binárias.

Para concorrer às vagas reservadas, os candidatos devem atender a uma série de critérios cumulativos, como ter cursado integralmente o 2º ciclo do Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escola pública, possuir renda familiar bruta mensal de até quatro salários mínimos, não possuir diploma de curso superior e se autodeclarar conforme o pertencimento étnico-racial ou identidade de gênero conforme descrito no edital.

Disponível em: https://maisminas.org/universidade-publica-oferece-mais-de-duas-mil-vagas/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário