sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

AEEC-MT e UFMT abrem inscrições para curso Juventude Cigana: da Invisibilidade à comunicação popular em saúde

 

A formação é online, gratuita e destinada exclusivamente para jovens romani de todo o Brasil. Inscrições começam nesta sexta-feira, 30/12/22 e vai até 20/01/2023. No Card os oficineiros do curso.

            A Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), abriu inscrições para o curso online e gratuito realizado dentro do projeto “Juventude Cigana: da invisibilidade à comunicação popular em saúde". O objetivo é formar jovens ciganos, ciganas e ciganes para a produção de conteúdos digitais nas áreas de saúde considerando o combate à fake news e a consolidação de modelos de comunicação que se preocupem com as realidades das comunidades romaníes no Brasil.

            O curso é organizado pelos jornalistas e pesquisadores Aluízio de Azevedo e Gabriela Marques, do coletivo Orgulho Romani e  a partir de chamada pública da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)  com financiamento do governo do Canadá, que selecionou projetos de comunicação popular em saúde de todo o país.

            Serão realizadas oito sessões online, com especialistas e profissionais, sobre temas relativos à comunicação e saúde das comunidades ciganas, partindo do olhar crítico às mídias e a desinformação em saúde. Entre eles, a informação e a comunicação no campo da saúde; o que é desinformação e fake news, identificando racismo e anticiganismo: discursos de ódio e violências simbólicas; uso seguro das redes: midiatização e juventude; e produção de conteúdo para redes sociais: desafios para a autorrepresentação.

            Os encontros acontecerão entre 28/02 e 23/03 com uma hora e meia de duração cada. As inscrições estão abertas até 31/01 pelo link no formulário do Google Forms: https://forms.gle/saeZ9cXWa4gbXhQc9.                

Participantes com pelo menos 70% de presença receberão certificado ao final da formação emitido pela Universidade Federal do Mato Grosso e uma ajuda de custo como incentivo à participação. Após o encerramento do curso, será elaborado um guia online sobre produção de conteúdos em saúde para populações ciganas.

Critérios para seleção

-        Curso exclusivo para pessoas ciganas;

-        Faixa etária preferencial: 15 a 35 anos;

-        A seleção buscará paridade de gênero e diversidade sexual entre participantes;

-        Disponibilidade para participação nos horários do curso (19h às 20h30 - horário de MT e 20h às 21h30 - horário de Brasília);

-        A seleção buscará equidade étnica entre participantes proporcional às populações ciganas no Brasil;

-        A seleção buscará uma maior distribuição territorial com participantes das cinco regiões brasileiras

-        Em caso de alto volume de inscrições, será elaborada uma lista de espera, podendo haver abertura de mais vagas.

Programação

28/02 - Apresentação do projeto, dos facilitadores, oficineiros e participantes

02/03 – A informação  e a comunicação no campo da saúde - com Aluízio de Azevedo , Dr. em Informação, Comunicação e Saúde - Fiocruz/RJ, conselheiro Nacional de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (CNPPIR), assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT.

07/03 –   O que é desinformação e fake news? Como identificar?  - com Roy Rógeres, cigano – jornalista da etnia Calon e tradição circense. Multiartista e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade(PPGEISU)

09/03 - Definindo e identificando racismo e anticiganismo: discursos de ódio e violências simbólicas - com a Dra. Aline Miklos, cantora, defensora dos direitos humanos, Senior Fellow na Oficina do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OACNUDH/ América do Sul).

14/03 - Fact-checking: fontes, canais, legitimidade e representatividade - com Karla Araújo: jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com experiência nas áreas de política, economia, cidades e fact-checking, em trabalho desenvolvido em sites e jornal impresso.

16/03 - Uso seguro das redes: midiatização e juventude - com Gabriela Marques: jornalista e professora, com Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Trabalha com populações ciganas desde 2015, membro do coletivo Orgulho Romani.

21/03 - Produção de conteúdo para redes sociais: desafios para a autorrepresentação - com Danillo Kalon: artista visual e tatuador. Formação audiovisual, no Riomarket Jovem em parceria com o Festival de Cinema do Rio para jovens periféricos. Produtor Cultural e fotógrafo, artista plástico autodidata.

23/03 – Encerramento, apresentação de propostas e avaliação.

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Serviço

O que: Inscrições Curso “Juventude Cigana: da Invisibilidade à Comunicação Popular em Saúde

Quando: 30/12/2022 a 20/01/2023

Inscrições: https://forms.gle/saeZ9cXWa4gbXhQc9

Formato: online, 15h, terças e quintas entre 28/02 a 24/03/23

Texto: Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

Artes: Rodrigo Zaiden

Dúvidas: aeecmt@gmail.com

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Moção de Congratulação a Paulo Guimarães Pereira pela ordenação como Pastor Setorial da Assembleia de Deus

 

Pastor Paulo Guimarães Pereira, ao lado da esposa Lucilene e do Pastor Gutemberg Brito Júnior, é nomeado pastor setorial da Igreja Assembleia de Deus Congregação do Industriário

A diretoria da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) vem a público congratular o nosso membro, Paulo Guimarães Pereira e toda família, pela ordenação como Pastor Setorial da Igreja Assembleia de Deus (Ministério Belém – região de Cuiabá), Congregação do Industriário, em Culto que ocorreu nesta terça-feira (27.12).

Até a data, a Congregação do Industriário era subordinada administrativamente e funcionava como subsede da Igreja do Pascoal Ramos. 

Com a setorização da Igreja do Jd. Industriário, o Pastor passa a ter independência administrativa e passa a ser responsável por mais duas congregações que estão ligadas a ela. Assim, Paulo terá mais liberdade para executar os projetos de assistência social, ajudas a missionários e evangelismo.

Lucilene e Pastor Paulo recebem a missão do sacerdócio

Nesta nova missão evangelista, Paulo Guimarães Pereira continua honrando seus pais, Severiana Honório Pereira e Izidório Alves Pereira, primeiros ciganos da comunidade mato-grossense a se converterem à Igreja Assembleia de Deus, na década de 70.

Izidório foi um dos fundadores da Igreja do Pascoal Ramos, onde congregou durante anos e era conhecido como Irmão Cigano, nunca renegando sua origem étnica. 

No livro publicado pela Igreja em comemoração aos 45 anos da Congregação do Pascoal Ramos, há uma foto publicada de Paulo ao lado do Pastor Eraldo, da mãe Severiana, da irmã Abigail e da esposa Lucilene, onde costam os seguintes dizeres:

"Irmão Cigano deixou uma marca neste setor que apesar dos anos, não se apagou, foi um grande evangelista da obra de Deus".


Trecho do livro publicado pela Igreja em comemoração aos 45 anos da Congregação do Pascoal Ramos, em Cuiabá

A Igreja Assembleia de Deus Ministério de Belém – região de Cuiabá tem como presidente o Pastor Silas Paulo de Souza. Em Mato Grosso, a Igreja é presidida pelo Pastor João Agripino de França.

 Texto: Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Natureza, Povos Ciganos e Justiça Climática: relações interculturais e ambientais

Artigo abordando relação entre povos romani e meio ambiente é publicado no dossiê “Educação Ambiental e Justiça Climática” da Revista Ambiente & Educação. Foto: Karen Ferreira

Acaba de sair publicado artigo do Assessor para e Ciência e Comunicação da AEEC-MT, Aluízio de Azevedo, na Revista Ambiente & Educação, que aborda a relação entre os povos ciganos, a partir dos conceitos de Justiça Ambiental e tendo como ancoragem a Educação Ambiental Fenomenológica.

Escrito em conjunto com a pesquisadora Priscilla Amorim, do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Artes e Comunicação (GPEA) da UFMT, o trabalho é intitulado “Natureza, povos ciganos e justiça climática: relações interculturais e ambientais”.

O texto compõe o dossiê “Educação Ambiental e Justiça Climática” (v. 27 n. 2, 2022), organizado pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Michèle Sato e os professores Pablo Meira e Victor Marchezini.

O artigo pode ser baixado em conjunto com todo o dossiê, na página da Revista na internet: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14696

A publicação conta ainda com 24   artigos, contemplando produções de pesquisadoras  e  pesquisadores  de  todas  as  regiões  do Brasil,  bem  como  produções internacionais, publicados em língua espanhola. 

Veja abaixo o resumo da publicação

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre os povos ciganos e as questões ambientais, a partir dos conceitos de justiça ambiental e tendo como ancoragem a Educação Ambiental Fenomenológica.

Trazemos uma contextualização sobre as condições socioambientais dessas comunidades, abordando histórico e origem, diversidade cultural e identitária, bem como as condições de vida.

Na sequência, aprofundamos o olhar para os modos como os povos ciganos são impactados pelas crises climáticas e como essas questões colocam em risco a conservação e a manutenção das culturas romani, enquanto identidades de resistência.

Para finalizar demonstramos a importância da educação ambiental para estabelecermos um diálogo com os saberes ciganos, para a construção de um conhecimento emancipatório e libertador.

Como Citar

Mona de Amorim, P., & de Azevedo Silva Júnior, A. (2022). Natureza, povos ciganos e justiça climática: relações interculturais e ambientais. Ambiente &Amp; Educação, 27(2), 1–23. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14696 

Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

sábado, 24 de dezembro de 2022

A Pandemia da COVID-19 e a Potencialização das Desigualdades: Comunidades Ciganas e Meios de Comunicação

Trabalho também traz a dimensão das desigualdades na comunicação e saúde cigana

A Revista Comunicação e Sociedade, vinculada à Universidade do Minho, Portugal, publicou em seu volume 42 (Dezembro de 2022), texto abordando “A Pandemia da COVID-19 e a Potencialização das Desigualdades: Comunidades Ciganas e Meios de Comunicação”.

De autoria do Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT, Aluízio de Azevedo e da pesquisadora do universo Romani, ativista negra, Gabriela Marques, o trabalho pode ser acessado e baixado no seguinte link: https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/3825?fbclid=IwAR2nbaRRRncsrFNmK2jJpQOU2os0wcnYQFMtajVco5QH1x0Bp94XhZOn72U

O trabalho é um dos poucos que traz essa relação entre os povos ciganos, a comunicação e saúde no viés midiático e a pandemia da Covid-19.

Trazendo uma reflexão comparando abordagens de como a imprensa tradicional tratou o tema, especificamente, aprofundando a análise comparativa entre dois jornais, um espanhol e outro brasileiro.

Acompanhe abaixo o Resumo da publicação:

A Revista Comunicação e Sociedade, é vinculada à Universidade do Minho. Foto de reportagem realizada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva sobre os povos ciganos e a pandemia

Os povos ciganos são uma minoria historicamente excluída, invisibilizada e perseguida nos diferentes países onde se encontram, especialmente se considerarmos o contexto de sua chegada à Europa e os processos de colonização desenvolvidos por esse continente.

Diante disso, trabalhamos neste texto os modos como as comunidades ciganas estão sendo impactadas pela pandemia da COVID-19, a partir de discussões das áreas da comunicação e da saúde, bem como de uma visão crítica dos processos mencionados anteriormente.

Refletimos teoricamente sobre como essas etnias são atravessadas por múltiplas opressões que as colocam em situação de desigualdade e qual o papel da comunicação em sua inclusão social ou na manutenção de sua exclusão. ]

Destacamos como sua invisibilidade e estereótipos históricos foram aflorados durante a pandemia, aprofundando as relações de desigualdades. A partir de um olhar crítico sobre as relações discursivas, analisamos duas reportagens jornalísticas publicadas ainda em 2020, uma, no Brasil, do jornal goiano O Popular, e outra, em Espanha, do jornal ABC de circulação nacional.

A culpabilização das populações ciganas pela disseminação do vírus e seu silenciamento enquanto sujeitos capazes de articular e de refletir discursivamente sobre suas condições e situações no contexto da pandemia foram alguns dos resultados encontrados, mostrando semelhanças nas representações dos povos ciganos no contexto ibero-americano.

Sobre os Autores

Aluízio de Azevedo Silva Júnior: 

Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais, Universidade Aberta de Lisboa, Lisboa, Portugal. Pós-doutorando do Laboratório de Comunicação e Saúde (LACES) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8544-4134

Gabriela Marques Gonçalves:

Institut de Comunicació, Universitat Autònoma de Barcelona, Cerdanyola del Vallès, Espanha. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9964-7757

Como Citar

De Azevedo Silva Júnior, A., & Marques Gonçalves, G. . (2022). A Pandemia da COVID-19 e a Potencialização das Desigualdades: Comunidades Ciganas e Meios de Comunicação. Comunicação E Sociedade, 42, 259–273. https://doi.org/10.17231/comsoc.42(2022).3825

Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

Imagem 1 disponível em: https://www.carneiros.al.gov.br/artigo/semas-realiza-acao-de-prevencao-a-covid-19-nas-comunidades-cigana-e-quilombola 

Imagem 2 disponível em: https://www.abrasco.org.br/site/noticias/especial-coronavirus/a-inacreditavel-invisibilidade-que-cobre-os-povos-ciganos/47544/

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

NOTA DE PESAR:TIO EURÍPEDES ALVES PEREIRA

Tio Eurípedes Alves Pereira, ancião e liderança maior da comunidade cigana mato-grossense

Jala com Duvele Kalon Lachon de butere

Com muita tristeza e pesar, a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT) comunica o falecimento do tio Eurípedes Alves Pereira, nosso presidente de honra, esteio e liderança maior da comunidade cigana no Estado.

As nossas condolências à querida tia Nerana Rodrigues Pereira, que perdeu o seu amado esposo, após quase 50 anos de casamento e convívio, à sua filha Eunice Alves, às netas e netos, bisnetas e bisnetos e toda à comunidade cigana mato-grossense enlutada, das quais pelo menos umas 100 pessoas são suas sobrinhas e sobrinhos.

Nascido em 15 de outubro de 1946, tio Eurípedes, faleceu depois passar sete dias internado na UTI, no hospital Metropolitano em Várzea Grande, vítima de um atropelamento.

O velório acontecerá em Tangará da Serra, onde tio Eurípedes viveu os últimos anos de sua vida, sempre exercendo a prática tradicional Kalon, do comércio e venda de cavalos.

 

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Projeto Diva e as Calins de MT recebe prêmio Rodrigo Mello Franco

 

Realizado pelo IPHAN desde 987, o tema deste ano do concurso foi “Sustentabilidade Socioeconômica do Patrimônio Cultural”

O projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã” que reconheceu e homenageou a raizeira e benzedeira cigana, Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense, foi uma das cinco iniciativas premiadas na categoria 2 – pessoas jurídicas da 35ª edição do prêmio Rodrigo Mello Franco (2022).

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (05.12), condecorando 10 ações, cinco na categoria de pessoas físicas e cinco de pessoas jurídicas de todo o país.

Produzido pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), “Diva e as Calins de MT: Ontem, Hoje e Amanhã” foi uma das 70 iniciativas selecionadas no edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

O prêmio Rodrigo Mello Franco é promovido desde 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), valorizando “iniciativas com foco na promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, que mereçam reconhecimento público devido à sua relevância social e caráter exemplar” e que abrangem “excelência na salvaguarda de práticas e domínios da vida social representativas”.

Com a iniciativa, o IPHAN também concede às cinco melhores iniciativas o "Selo do Prêmio “Rodrigo Melo Franco de Andrade-2022", que poderão utilizá-lo em peças promocionais, de marketing e publicidade, tanto impressas quanto digitais, desde que tais peças sejam vinculadas à ação premiada.

O processo de seleção dos projetos premiados foi dividido em duas etapas: a primeira regional, quando foram selecionadas cinco iniciativas de cada região brasileira, que concorreram à etapa nacional.

Pela região Centro-Oeste, além do projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso”, outras duas iniciativas mato-grossenses da categoria pessoa jurídica também foram selecionadas para a etapa nacional. Foram elas: “No Ritmo da Viola de Cocho: entre a Chapada e a Serra do Amolar, nas Águas do Pantanal” e “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”.

A Comissão Nacional de seleção das ações foi composta por até 20 (vinte) membros e incluirá os 5 (cinco) diretores do Iphan, ou seus substitutos, assim como especialistas convidados, de reputação ilibada e reconhecido conhecimento no campo do patrimônio cultural.

Entre os critérios de seleção para a premiação de Diva e as Calins de Mato Grosso e as demais iniciativas selecionadas, estavam: contribuição ao patrimônio cultural brasileiro e sua sustentabilidade socioeconômica, abordagem transversal, pertinência, impacto da ação na sociedade, histórico, adequação, profundidade, diversidade de atores envolvidos e ineditismo.

Saberes das Mulheres ciganas de MT: patrimônio nacional e artístico brasileiro

Fernanda Alves Caiado: sentada de vestido amarelo florido, sua mãe, irmã e primas

Com o reconhecimento do IPHAN, de certa maneira, a mestra Diva passa a ser reconhecida como uma mestra da cultura brasileira e não apenas mato-grossense. Para a coordenadora geral do projeto e presidente da AEEC-MT, Fernanda Alves Caiado, esta é uma vitória que valoriza não apenas o saber da mestra Diva, que é importantíssimo, como também os saberes de todas as mulheres ciganas mato-grossenses e brasileiras.

“É uma vitória, uma benção e um reconhecimento. Quando a gente fala de mulher cigana, as memórias que vêm são de mulheres muito guerreiras, pelas histórias das nossas tias, das nossas mães. A gente sabe que no meio cigano elas são pilares. A Diva, por exemplo, é uma mestra em todos os sentidos. Ela sempre tratou tudo com muito amor, com muito carinho, com muito afeto. Sempre tratou muita gente, amou muita gente, cuidou da mãe dela, uma matriarca, até os últimos dias”, emociona-se a ativista cigana.

A presidente da AEEC-MT pondera que, pelo ineditismo do prêmio voltado para os povos ciganos, esta é uma mostra importantíssima de que o Estado reconhece que os povos ciganos contribuíram não apenas para as artes e o patrimônio cultural e imaterial, como também para a história nacional e a sustentabilidade socioeconômica da nação brasileira, quebrando assim, estereótipos e preconceitos seculares contra os povos ciganos.

“Eu estou muito emocionada, muito mesmo, muito feliz. Significa que a gente tá colhendo frutos do nosso plantio e que esse reconhecimento venha, permaneça e que fique enraizado nos corações das mulheres que participaram do projeto, no coração de todos que acompanharam e no imaginário e coração dos mato-grossenses e dos brasileiros. O sentimento é de muita gratidão, a Deus, a todo mundo que de forma direta ou indiretamente contribuiu”, conclui Fernanda.

Produtos Transmidiáticos: valorização da cultura e identidade cigana

Executado entre 2021/2022, o projeto se desdobrou em três produtos transmidiáticos que giraram em torno dos saberes da mestra da medicina tradicional e das mulheres que pertencem ao tronco étnico Calon e que se autodenominam como “Calins”. Foram eles: o “I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso”, a “Exposição Multimídia Calin” e a minissérie “Diva e as Calins de Mato Grosso.

A Exposição Multimidia Calin pode ser acessada no link: www.galeriacalin.com . o trabalho visa mostrar a diversidade das mulheres ciganas que vivem nas cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra e Cuiabá, enriquecendo também a diversidade cultural mato-grossense. O material multimídia exposto é resultado de um encontro sutil e delicado entre nossa equipe fotográfica e o modo como as mulheres ciganas destes três municípios se veem, se mostram e, principalmente, querem ser vistas, brindando o público com novas autorrepresentações do universo romani.

O I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso ocorreu entre os dias 22, 23 e 24 de abril de 2021, em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá), cidade que reúne a maior comunidade cigana de MT: em torno de 150 pessoas.  O encontro contou com a participação de outras 15 mulheres ciganas e contou com duas programações: 

A roda de diálogo “Princípios Introdutórios da Medicina Tradicional Calon”, em que Diva transmitiu o conhecimento de como manipular uma garrafada; e a roda diálogo “Rememorando a Chibe”. Chibe é o modo como os ciganos brasileiros do tronco étnico calon denominam seu dialeto, que também pode ser chamado de romanon ou romanó-kaló.

Mulheres Ciganas aprendem a fazer garrafada com a Mestra Diva

Já a minissérie Diva e as Calins de Mato Grosso é um trabalho etnodocumental, composta por cinco episódios de aproximadamente cinco minutos cada, que retrata os saberes e as tradições das mulheres ciganas mato-grossenses.

O trabalho adentra ao universo romani trazendo como foco a história da Mestra Diva e de outras quatro mulheres suas parentas, consideradas pela série como mestras da cultura cigana. São elas: a professora Irandi e a assistente Social Terezinha, ambas residentes em Cuiabá; a agricultora Nerana (Tangará da Serra) e a negociante Nilva (Rondonópolis); mulheres calins que tanto estruturam suas famílias e comunidades, quanto fazem a diferença na realidade social do estado e do país.

Assista aqui ao teaser da minissérie Diva e as Calins de MT.

Texto: Aluízio de Azevedo, Assessor para Ciência e Comunicação da AEEC-MT

Fotos: Karen Ferreira

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Malgorzata Mirga-Tas é a primemira artista cigana na Bienal de Veneza

Polonesa traz os temas do universo cigano para o seu trabalho em artes plásticas


FIGURAS NÔMADES

A polonesa Małgorzata Mirga-Tas, de 44 anos, foi selecionada neste ano para apresentar seus murais feitos de tecido no pavilhão da Polônia na 59ª Bienal de Veneza, na Itália, encerrada no fim de novembro.

Ela é a primeira artista romani – como os ciganos preferem ser chamados – a alcançar esse feito na história da bienal, que se iniciou em 1895.

Mirga-Tas participou também da 15ª Documenta, mostra de arte realizada a cada cinco anos em Kassel, na Alemanha, desde 1955.

Apesar de marcar presença nos dois principais eventos do calendário internacional de exposições, Mirga-Tas não virou celebridade na Polônia nem incrementou seu número de seguidores nas redes sociais.

Residente em Varsóvia, a fotógrafa planejou tirar férias em agosto na Toscana e ir à bienal.

Tatiane de Assis, Revista Piauí, Edição 195, Dezembro 2022

Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/figuras-nomades/

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Povos Ciganos reivindicam propostas específicas ao novo governo

 

Para assinar a carta basta acessar o seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1E-IPItFHcohKrSDMfbx2FttAR4vyonpQpDvVhOpckoPpgQ/viewform

Carta ao Presidente Lula e à equipe de transição

Apresentação: em prol do diálogo e da inclusão

Considerando os injustos processos de racialização dos povos ciganos no mundo e no Brasil, vítimas de perseguições e violências históricas, devido às suas origens étnico-raciais, vimos por meio desta solicitar a inclusão de demandas dos povos ciganos nas pautas dos direitos humanos, educação, saúde, cultura, justiça e segurança, trabalho e previdência, entre outros serviços/setores, do futuro governo; bem como a participação de representantes dos ciganos nos Grupos de Trabalho (GTs) de transição de Igualdade Racial e de Direitos Humanos.

A inclusão é de extrema importância para garantir a continuidade de trabalhos de reparação histórica, valorização das culturas e identidades ciganas, assim como o acesso e a garantia de seus direitos, iniciados nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), com a criação do Dia Nacional do Cigano (comemorado em 24 de maio) por meio de Decreto Presidencial de 25 de maio de 2006; o reconhecimento dos grupos ciganos como Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), com o Decreto 6.040 de 2007 e a realização da I Semana Nacional dos Povos Ciganos, em 2013.

Tais ações contribuíram para o melhor conhecimento dos povos ciganos sobre si e alavancaram a auto-estima destes povos que hoje já não aceitam pacificamente as discriminações e o preconceito. Ressaltamos que o diálogo construído entre ativistas ciganas/os e gestoras/es negras/os dos governos do PT para dar início à elaboração de políticas públicas para essas comunidades ocorreu com o apoio fundamental da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR) e sua equipe nos debates para a implementação de políticas públicas inéditas no Brasil.

Esperamos, assim, dar continuidade a esse diálogo com outras/os ativistas dos movimentos sociais identitários, como o movimento negro e indígena na construção de uma agenda antirracista no país. Acreditamos ser de grande importância o diálogo e a presença de representantes das populações ciganas nos GTs de transição de Igualdade Racial e de Direitos Humanos. Destacamos abaixo algumas das principais demandas de políticas públicas afirmativas e reparatórias, que consideramos urgentes de serem pensadas e trabalhadas pelo próximo governo, no intuito de garantir a inclusão cidadã.

Pautas e demandas específicas

Educação: criação de cotas nas universidades (graduação e pós-graduação), com a inclusão no ENEM da opção de optante como pessoa pertencente aos Povos Ciganos. Oferecer projetos de escolarização nos acampamentos e territórios ciganos, com a criação de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas próprias comunidades. Fortalecimento da educação escolar infantil, especialmente, para o atendimento aos grupos itinerantes, circenses, feirantes e comunidades que vivem acampadas e em territórios reconhecidos como ciganos, de acordo com o previsto no PNE (2014-2024). Formações específicas para professores e profissionais (ensino básico a superior) de educação sobre as culturas, as identidades e a história cigana. Inclusão da história e cultura cigana nos materiais didáticos da educação básica. Incentivo à pesquisa, com linhas de financiamento próprias para os estudos ciganos.

Saúde: inclusão dos ciganos como públicos prioritários da vacinação no Programa Nacional de Imunização (PNI). Garantia de recursos do Ministério da Saúde para implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Povos Ciganos/Romani (Portaria MS 4.384 de 28/12/2018), com a criação de uma equipe específica e um comitê de diálogo para auxílio na construção das políticas de saúde, com a presença de lideranças do movimento social cigano e circense, para gestão dessa política. Garantia do cumprimento da portaria do Ministério da Saúde 940 de 2011, com campanha nacional de divulgação, para que a exigência de comprovante de residência não seja um impedimento ao atendimento de ciganos em postos de saúde e unidades hospitalares do SUS.

Cultura: criação de políticas de incentivo a projetos culturais e sociais próprios, executados por produtores e profissionais das próprias comunidades, com vistas a valorização, registro e salvaguarda do patrimônio cultural e imaterial dos povos ciganos e circenses, como suas manifestações culturais e saberes tradicionais, a exemplo das festas de santo, de suas línguas, medicina tradicional, trabalhos tradicionais, como artesanatos etc. Retomada do Prêmio Culturas Ciganas pelo Ministério da Cultura, cuja terceira e última edição foi em 2014. Reconhecer oficialmente o nome do pátio interno do Paço Imperial como “Adro dos Ciganos”, referência utilizada desde o período colonial, conforme demandado pelo movimento cigano desde seus primórdios na década de 1980.

Trabalho, emprego e renda: criação de programas voltados para a formação e a qualificação de pessoas ciganas e circenses para entrada no mercado de trabalho formal, bem como programas de financiamento e incentivo a pequenos negócios, especialmente o comércio de produtos próprios, como o artesanato, remédios naturais, etc, ou de segunda mão, que normalmente, ocorrem de maneira informal. Valorização dos modos de produção, dos produtos e dos conhecimentos, reconhecidos como tradicionais dos Povos Ciganos.

Seguridade social: uma parcela das pessoas ciganas continua sem acesso a direitos sociais básicos por sua triste condição de sub-registro civil, sem documentos como registro de nascimento, RG, CPF, carteira de trabalho, entre outros, o que lhes impossibilita o atendimento sócio-estatal em qualquer nível. Assim, é urgente levar atendimentos de seguridade social aos ciganos e circenses, que alcancem essa inclusão documental, para acessar direitos sociais básicos como bolsa família, auxílios emergenciais, incentivos sociais, previdência social e aposentadoria.

Direito à habitação e à terra: Uma das principais demandas dos povos ciganos é o direito à habitação digna, com infraestrutura necessária de água, luz, esgoto, coleta de lixo etc, especialmente, para os grupos que continuam em situação de itinerância, mas também em acampamentos fixos ou em territórios ciganos urbanos, em geral nas periferias e áreas carentes de estrutura básica. Para atender aos grupos itinerantes e circenses demanda-se a disponibilidade nas cidades de um espaço com essa infraestrutura para recebê-los. Além disso, muitas famílias ciganas são de pequenos agricultores familiares, possuindo a cultura rural como principal elemento, a exemplo, do tronco étnico Calon, que estão culturalmente, muito vinculados aos equinos, criação, doma, compra e venda de animais de tração. Uma forma de manter e preservar esta cultura é pensar formas de se assegurar o acesso à terra a esses grupos e a garantia à regularização fundiária e territorial.

Direitos Humanos: historicamente, os povos ciganos e circenses sofreram processos racistas e discriminatórios, que permeiam um imaginário social bastante negativo e equivocado. Assim, é urgente construir campanhas públicas de combate ao racismo, ao preconceito e às discriminações, que sejam voltadas não apenas ao público em geral, como também a servidores públicos de todas as áreas, instâncias e níveis, para combater o racismo institucional, especialmente, junto às polícias, adotando medidas para prevenir o abuso de poder policial contra ciganos.

Justiça e segurança pública: pensando a justiça, a segurança pública e a integridade das pessoas ciganas, é necessário implementar medidas adequadas para garantir que tenham acesso a medidas judiciais efetivas em casos relacionados a violações dos seus direitos e liberdades fundamentais; para garantir a ação imediata, seja da Polícia, do Ministério Público ou do Judiciário, para que se possa investigar e punir violações a direitos humanos dos ciganos. Necessidade de sensibilizar as polícias para garantir e preservar suas vidas quando submetidos a investigações criminais, e que operações policiais não sejam mais nomeadas por expressões anticiganas. É necessário garantir também a inviolabilidade do lar cigano, ainda que este lar seja uma barraca, em um acampamento à beira de uma estrada ou um circo.

Contexto histórico, cultural e político

Os povos ciganos estão no Brasil desde os primórdios da colonização portuguesa, contribuindo para sua formação. O primeiro registro da chegada de uma família cigana de etnia Calon data de 1574, sendo João de Torres, sua esposa Angelina e filhos expulsos de terras ibéricas com base em políticas e leis anticiganas do período inquisitorial. Durante os mais de 300 anos de colonização, milhares de pessoas ciganas foram expulsas de Portugal e degredadas para o Brasil, geralmente para as províncias mais distantes, simplesmente pelo fato de serem ciganas.

Autoridades portuguesas emitiram inúmeras leis persecutórias, racistas e colonialistas, que visavam ou assimilar os grupos ciganos, ou mantê-los forçosamente nômades, numa política de expulsão constante. Por aqui chegando, autoridades coloniais praticavam as mesmas ordens e leis anticiganas. Essas normativas proibiam o uso das línguas ciganas, a prática de ofícios tradicionais, reunir-se, morar e andar “em bando”, vestir-se de modo próprio, em síntese, de praticar a ciganidade ou permanecer nos mesmos locais, numa política de estigmatização e de expulsão contínua.

A partir do final do século XIX, com mais força durante as grandes guerras mundiais, chegaram ao Brasil milhares de famílias ciganas, principalmente do tronco étnico Rom, e em menor número do tronco Sinti. Assim, vivem atualmente no país grupos pertencentes aos três principais troncos étnicos romani: os Calon, os Rom e os Sinti, espalhados por todos os estados brasileiros.

Enquanto Estado independente, tanto no final do Império quanto no início da República, o Brasil praticou inúmeras políticas persecutórias contra os povos ciganos, sendo os episódios que ficaram conhecidos como “correrias ciganas” uma das faces mais violentas e cruéis dessas ações. Consistiam nas polícias invadirem os acampamentos e assassinar grupos inteiros, provocando a fuga desesperada dos sobreviventes, que se embrenhavam pelas matas, deixando pertences e familiares mortos para trás, sem o direito de praticar sequer rituais fúnebres adequados.

De forte herança colonial, um imaginário estereotipado e extremamente negativo sobre os povos ciganos se perpetuou junto à população brasileira, justificando a perseguição e as discriminações históricas. O resultado é que atualmente, uma imensa parcela das pessoas ciganas vive em situação de desigualdade ou exclusão social, privada do acesso a direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, como educação, saúde, segurança social, aparatos de lazer e cultura, trabalho formal, entre outros serviços cidadãos.

Um primeiro esforço de ativistas ciganos para sair da invisibilidade e lutar contra estereótipos negativos que frequentemente recaem sobre o grupo ocorreu no Rio de Janeiro em meados da década de 1980, acompanhando a emergência de outros movimentos identitários internacionais e a redemocratização do País. Demandas por uma política de lugares de memória, como nomear o Adro dos Ciganos no Paço Imperial (o que jamais foi respondido), pela criação de um grupo de estudos ciganos e de eventos temáticos e ainda pela eliminação dos sentidos negativos da palavra “cigano” nos dicionários marcaram o início de suas mobilizações identitárias no Brasil, antes mesmo de qualquer forma de reconhecimento oficial.

Ao longo do tempo, há períodos cíclicos em que a violência contra a pessoa cigana/romani e seus modos de vida emerge com mais força, a partir de várias estruturas e mecanismos que acionam tipos de violências (física, psíquica, estatal, patrimonial) contra esses povos. Nos últimos anos, diante do avanço de ideologias políticas de base conservadora, vimos um aumento sistemático da violência de base étnico-racial e da ação política anticigana contra diversas famílias que habitam o território nacional, sendo os episódios recentes mais graves ocorridos em Vitória da Conquista - BA em julho de 2021, resultando em diversas mortes.

Dos casos de omissão e de uma intervenção mais direta nos eventos de violência radical ocorridos no Estado da Bahia, aos processos de esbulho num momento de total fragilidade, em meio à pandemia de Covid-19, famílias ciganas foram desabrigadas nos municípios de Dois Vizinhos - PR e Guarapuava - PR. Com a presença de policiais e representantes das prefeituras, os chefes ciganos foram intimados a se retirarem com seus acampamentos dos territórios ocupados nos municípios, deixando à força seus locais de "pouso" costumeiro. Desse modo, no período auge da pandemia, não só houve total ausência sanitária no processo de intervenção em cuidados preventivos e imediato, com a negação do Estado em garantir prioridade aos povos ciganos/romani no processo de vacinação, como também recrudesceram os casos de violência, racismo e anticiganismo.

Ao analisar as formas como foram se desenhando as interações oficiais com os Direitos e Povos Ciganos no Brasil nos últimos anos, a partir da lógica da evitação e da exclusão, podemos ressaltar que o Estado fatalmente estaria se valendo da estratégia definida como necropolítica, chegando às raias do etnocídio. Porque negar o direito de políticas de atenção e atendimento a pessoas pertencentes a um ethos, ou negar seu direiro ao justo processo legal em casos criminais, é negar sua existência como sujeitos vivendo em sua coletividade própria. Tal procedimento levou à morte de muitas pessoas ciganas, provocada pela ausência na prática de seus direitos mínimos e básicos.

Resistência, direitos e desafios

Infelizmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) não faz a contagem dos povos ciganos no censo populacional, o que inviabiliza saber com exatidão o número exato desta população. Desde 2012, o governo federal considera a estimativa de que somam em torno de 500 mil pessoas vivendo em todos os 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Apesar da invisibilidade histórica e do não reconhecimento estatal, ao longo destes cinco séculos contribuíram para o desenvolvimento econômico e auxiliaram a construir a identidade e a cultura nacionais.

Mantiveram culturas e identidades de resistência, com tradições, filosofias, saberes, costumes, visões de mundo, modos de organização social próprios e distintos entre as diferentes etnias Romani. O reconhecimento a esta contribuição dos povos ciganos à identidade, à cultura e à História nacionais, bem como a busca pela reparação histórica e sua inclusão social, começou a ocorrer a partir do Governo Lula, que iniciou um frutuoso diálogo com o movimento social cigano, emergido no país somente a partir da redemocratização do país, com a criação de inúmeras associações ciganas.

Como vimos, as primeiras políticas públicas afirmativas criadas em prol dos povos ciganos foram editadas a partir de 2006 pelo presidente Lula. Desde então, o Estado brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, editou apenas uma política pública, a portaria 4.384 de 2018, que criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Povo Cigano/Romani. Mas a política, de fato, nunca saiu do papel e a prova disso foi o descaso que o atual governo tratou os povos ciganos durante a pandemia da Covid-19, incapaz de criar um plano específico de enfrentamento à doença voltada para os povos ciganos.

Aliás, desde 2019, o desmonte de direitos, de ações e de instâncias representativas dos povos tradicionais como um todo, incluindo os povos ciganos, foi uma constante. Mesmo com a recomendação do Ministério Público Federal (MPF), por exemplo, não foram incluídos como públicos prioritários da vacinação. Na ocasião, a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos veio a público em vídeo e defendeu que os ciganos “não eram povos tradicionais”, por isso não seriam incluídos como público prioritário da vacinação do coronavírus, à revelia do Decreto 6.040.

Outro ponto grave foi a extinção, em 2019, da SECADI/MEC - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, com prejuízo para as políticas inclusivas de educação. O próprio ministro da Educação à época manifestou forte preconceito contra ciganos em reunião ministerial, referindo sua oposição ao uso do termo “povo cigano”.

Por fim, a ONU vem alertando desde 2015 para a alarmante situação de alta vulnerabilidade que enfrentam as comunidades ciganas na América Latina, em especial no Brasil. Além disso, a situação estará em evidência internacional em 2023, quando pela primeira vez o congresso mundial mais importante de estudos ciganos, organizado pela Gypsy Lore Society, será realizado fora da Europa e o país selecionado foi o Brasil, com sede na cidade de São Paulo. Outros eventos internacionais relacionados aos povos Romani no Brasil e na América Latina também estão programados para 2023. Junto com a comunidade internacional, esperamos que o novo governo responda às nossas demandas e que os próximos quatro anos sejam de grandes avanços rumo à garantia dos direitos fundamentais dos povos ciganos no Brasil.

Brasília, Distrito Federal (DF), 24 de novembro de 2022.

Assinam esta carta as associações, coletivos, grupo, lideranças, pesquisadores e apoiadores do movimento cigano/romani no Brasil:

- Associação Nacional das Etnias Ciganas (ANEC-DF)

- Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT)

- Coletivo Brasileiro de Estudos Ciganos (COBEC)

- Roda Cigana - Rede Humanitária

- Coletivo Orgulho Romani

- Comitê Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso (CEPCT-MT)

- Ginga UFF

- Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Artes (GPEA) da UFMT

- Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro - Seção Mato Grosso

- Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC)

- Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS-UFRJ)

- Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP-UFF)

- Observatório da Educação Ambiental, OBSERVARE

- Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA-UFF)

- Rede Internacional de Educação Ambiental e Justiça Climática, REAJA

- Rede Mato-grossense de Educação Ambiental, REMTEA

- Rede Xaraiés - Mato Grosso

- União Cigana do Brasil (UCB)

- Federação Romani do Estado do Rio de Janeiro

- Confederação Brasileira Cigana - CBC

- Associação estadual Cultural de Direitos e Defesa do Povo Cigano de Minas Gerais-kalon

- Agência nacional de desenvolvimento e recursos assistenciais do Povo Cigano

- Grupo de Pesquisa em Memória, Identidade e Território-GPMIT/UFAL

- Associação Ciganos Itinerantes do Rio Grande do Sul

- Coletivo Ciganagens

- Associação Nacional das Mulheres Ciganas

- Grupo de estudos e pesquisa Consciência da Faculdade de Educação UNB - Campus Darcy Ribeiro

- Grupo de Diversidade Religiosa e Intolerância (GEDRI)

- Centro de Direitos Humanos e Memória Popular do RN

- Associação Estadual das Etnias Ciganas do Estado de Goiás

- Associação municipal cultural de Direitos e defesa do povo cigano de Conselheiro Lafaiete Mg

- Associação Comunitária dos Ciganos de Condado – PB (ASSOCIC-PB)

- Gec-Grupo de estudos culturais/UFPB

- Associação dos Ciganos de Pernambuco

- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) Universidade Federal de Pernambuco